2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Estudantes brasileiros recebem medalhas de programa da Nasa

Alunos de Engenharia Civil da Estácio pesquisaram sobre o impacto da radiação e efeitos térmicos na superfície de painéis solares flexíveis

Autor: 19 de abril de 2024Brasil
3 minutos de leitura
Estudantes brasileiros recebem medalhas de programa da Nasa

Os alunos Rodrigo Krischke, Michele Machado e o professor André Felipe da Silva Guedes. Foto: Estácio/Divulgação

Alunos de Engenharia Civil da Faculdade Estácio, do Rio Grande do Sul, tiveram uma pesquisa sobre o impacto da radiação em placas solares e os efeitos térmicos na superfície de painéis solares flexíveis indexada à base de dados da NASA (National Aeronautics and Space Administration). Além disso, eles receberam medalhas do programa Artemis, da Agência.

A pesquisa e a elaboração do artigo submetido foram feitas pelos estudantes de iniciação científica Rodrigo Krischke, que se formou no final de 2023, e Michele Machado, bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 

André Felipe da Silva Guedes, professor do curso de Engenharia Civil, orientou a pesquisa. O professor também é coordenador de PEI (Pesquisa, Extensão e Internacionalização) da Estácio.

“Receber a notícia de que o artigo foi indexado à base de dados da NASA me fez ter a certeza de que estou no caminho certo ao estimular a pesquisa em nível de Iniciação Científica. Compartilhar o conhecimento por meio do artigo e receber este reconhecimento de ser referência da NASA, reforça ainda mais a minha responsabilidade de orientador junto às pesquisas que realizo com os estudantes de Engenharia Civil”, comenta o professor.

Temática do estudo

Os alunos projetaram e desenvolveram células solares orgânicas flexíveis para conversão de energia com eficiência de 12%. Além disso, também mensuraram os efeitos térmicos da radiação solar na superfície dessas células e estabelecer o percentual de redução na vida útil. 

Os principais resultados obtidos indicaram que a inclusão de uma camada de polianilina otimizada, denominada PANI-X1, diminuiu os efeitos da degradação oriunda da exposição solar. Isso implicou em uma redução de apenas 15% na vida útil da célula.

O documento está disponível no ADS (Astrophysics Data System), operado pelo Smithsonian Astrophysical Observatory da NASA.

Michele Machado, comenta que o espaço universitário traz diversas oportunidades para que os estudantes se envolvam com pesquisas acadêmicas e científicas. “Não imaginei que a pesquisa pudesse avançar com grandes propostas e hoje é reconhecida internacionalmente. Isso mostra que cada tijolinho bem colocado pode sim contribuir para grandes projetos”, comenta.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Frederico Tapia

Frederico Tapia

Estudante de jornalismo pela UNESP do campus de Bauru. Possui experiência em produção de matérias jornalísticas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.