Geração centralizada de energia solar ultrapassa 10 GW no Brasil

Usinas solares de grande porte deverão gerar mais de R$ 90 bi em investimentos ao país até 2026
Geração centralizada de energia solar atinge 10 GW no Brasil
Complexo Solar Janaúba, no interior de Minas Gerais. Foto: Divulgação/Elera Renováveis

O Brasil superou a marca simbólica de 10 GW de capacidade operacional em usinas fotovoltaicas de GC (geração centralizada) no final da tarde desta quarta-feira (09), segundo dados atualizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Entre os estados com maior capacidade instalada e proveniente de usinas solares centralizadas, se destacam: Minas Gerais, com 3,37 GW; Bahia, com 2,04 GW, e Piauí, com 1,46 GW. Em todo país, já são mais de 18,1 mil empreendimentos em operação. 

Diferentemente das usinas de GD (geração distribuída), instaladas em residências e pequenos parques, as usinas de energia solar centralizadas caracterizam-se como grandes parques de geração voltados à comercialização da energia no âmbito da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), seja no Mercado Regulado ou no Mercado Livre de Energia.

Leia também:

Até 2017, as grandes usinas solares sequer participavam da matriz elétrica do Brasil. Além dos empreendimentos em operação, também estão em construção usinas com aproximadamente 6,7 GW de capacidade e outros 115,2 GW de potência outorgada em vias de serem construídas, segundo a ANEEL.

Confira abaixo os estados brasileiros com maior capacidade operacional de GC Solar:

Fonte: ANEEL

Investimentos

Projeções apresentadas, em abril deste ano, pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que os empreendimentos fotovoltaicos de geração centralizada deverão gerar mais de R$ 90 bilhões em investimentos e mais 570 mil empregos no Brasil até o final de 2026. 

A entidade avaliou, conforme noticiado pelo Canal Solar, que o segmento tem tudo para ser uma peça chave para a produção de hidrogênio verde no Brasil, uma vez que se trata de uma das fontes renováveis mais competitivas do mercado.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal