Governo abre consulta para definir classificação de atividades sustentáveis

Meta é apresentar o conjunto de regras na COP 28, que será realizada entre 30 de novembro e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos
CanalSolar-Governo-abre-consulta-para-definir-classificacao-de-atividades-sustentaveis.jpg
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Fazenda abriu uma consulta pública para definir a Taxonomia Sustentável Brasileira. A ideia é classificar as atividades econômicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e social do país. As contribuições devem ser enviadas até 20 de outubro pelo site: https://www.gov.br/participamaisbrasil/.

A meta é apresentar o conjunto de regras na COP 28, que será realizada entre 30 de novembro e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo Cristina Reis, subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Ministério da Fazenda, taxonomia funciona como uma espécie de “vocabulário” dos ativos financeiros e atividades econômicas sustentáveis, facilitando o entendimento daquilo que é relevante para a estratégia brasileira de enfrentamento à crise climática.

“O que acontece hoje é que diversas instituições financeiras, empresas entre outros atores econômicos têm formado seu próprio entendimento do que é um ativo sustentável, então chegou a hora de haver um entendimento padronizado do assunto”, disse.

Os objetivos estratégico são:

  • mobilizar investimentos públicos e privados para atividades econômicas com impactos ambientais e sociais positivos;
  • promover o adensamento tecnológico voltado à sustentabilidade;
  • criar as bases para produção de informações confiáveis dos fluxos de finanças sustentáveis (evitando o greenwashing).

 

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.