25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Governo publica MP com mudanças para o setor elétrico

Ainda segundo a Secretaria-Geral, a MP também deve alterar outras regras do setor elétrico

Autor: 2 de setembro de 2020julho 27th, 2021Setor Elétrico
Governo publica MP com mudanças para o setor elétrico

A MP 998 (Medida Provisória 998/2020), também conhecida como MP do Consumidor, foi publicada nesta quarta-feira (2) no DOU (Diário Oficial da União). O texto complementa a MP 950, que garantiu a isenção por três meses do pagamento das faturas de energia para aproximadamente 10 milhões de famílias de baixa renda.

Segundo a publicação, a MP 998 usa recursos da RGR (Reserva Global de Reversão) e da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) para diminuir as tarifas de energia até 31 de dezembro de 2025. Além disso, destina verba para reduzir o impacto do reajuste tarifário das distribuidoras da Eletrobras que foram privatizadas, beneficiando consumidores das regiões Norte e Nordeste.

De acordo com a Secretaria-Geral, os recursos reduzirão os reajustes dos consumidores da Amazonas Distribuidora de Energia, Boa Vista Energia, Companhia de Eletricidade do Amapá, Companhia Energética de Alagoas, Companhia Energética do Piauí, Centrais Elétricas de Rondônia e Companhia de Eletricidade do Acre.

Ainda segundo a Secretaria-Geral, a MP também deve alterar outras regras do setor elétrico. Entre as alterações está a de permitir que o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) autorize a outorga para exploração da usina termelétrica nuclear de Angra 3 e também celebre o contrato para comercialização da energia que será gerada pela planta.

Sobre a CDE

A CDE é um fundo do setor elétrico que custeia políticas públicas e programas de subsídio, como o Luz para Todos e o desconto na tarifa para irrigação. A conta é abastecida pela tarifa de energia elétrica paga pelos consumidores brasileiro e também pode, por lei, receber recursos do Tesouro Nacional.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.