[gtranslate]

Inversor instalado em sindicato do RS está em operação há 8 anos

Projeto da usina, instalada em 2015, enfrentou desafios: “tive que explicar o que era energia solar para as concessionárias”
23-02-23-canal-solar-Inversor instalado em sindicato do RS está em operação há 8 anos
Inversor Fronius IG Plus 50V de 4 kW. Foto: EOS Solar/Divulgação

“As concessionárias não aceitavam. Não sabiam da tecnologia fotovoltaica, tive que explicar o que era energia solar”. É o que disse Ricardo Rizzotto, diretor executivo da EOS Solar, referente a uma usina de 4 kW instalada há oito anos no Rio Grande do Sul.

O sistema fotovoltaico, que pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Marau e Tapejara, localizado em Marau (RS), possui um inversor Fronius IG Plus 50V de 4 kW.

Segundo Rizzotto, na época, em 2015, os integradores enfrentavam diversos desafios para conseguir aprovar os projetos. “Era um mês para obter retorno. Sempre tinha um problema, aí corrigiam e no mês seguinte achavam outro problema”.

10 anos de GD no Brasil: processo de elaboração da REN 687

“Depois de sete meses nesse imbróglio, protocolei uma reclamação na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e, em dois dias, aprovaram o projeto”, relatou Rizotto.

“Essa foi a nossa primeira venda, feita em 2014. O prédio estava em construção, faltava telhado. Portanto, aguardamos a conclusão do telhado para instalar o empreendimento”, comentou.

Foram utilizados 16 módulos fotovoltaicos da Canadian para a construção da usina. Foto: Reprodução
Foram utilizados 16 módulos fotovoltaicos da Canadian para a construção da usina. Foto: EOS Solar/Divulgação

Sindicato obteve economia de R$ 33 mil

Segundo o executivo, desde que a planta iniciou as operações, em fevereiro de 2015, até este ano, o Sindicato dos Metalúrgicos obteve uma economia total de R$ 33 mil.

“Com o valor economizado, os recursos estão sendo utilizados para melhorias na infraestrutura. O sindicato tem sede campestre, e o valor é abatido em três unidades consumidoras”, ressaltou.

Ao todo, foram utilizados 16 painéis solares de 255 W da Canadian Solar e uma string box ABB. O sistema já gerou 45 MWh e os equipamentos foram comprados da SICES Solar.

Usina do sindicato é uma das mais antigas do RS

Conforme o diretor executivo da EOS Solar, o sistema do sindicato foi um dos mais antigos que foram instalados no Rio Grande do Sul. Naquela época, a solar começava a ganhar espaço no telhado dos consumidores brasileiros.

Cenário da GD até fim de fevereiro de 2015. Fonte: SIGA NEEL
Cenário da GD até fim de fevereiro de 2015. Fonte: SIGA NEEL

Fora do Brasil, no entanto, já era possível encontrar usinas em operação há 30 anos, como é o caso do sistema do engenheiro alemão Franz Ammersdorfer, proprietário de um dos primeiros inversores da Fronius, do modelo Sunrise.

Inversor Fronius Sunrise está em operação há mais de 30 anos. Foto: Reprodução
Inversor Fronius Sunrise está em operação há mais de 30 anos. Foto: Reprodução

Inicialmente, a planta, instalada em 1994, contava com um inversor Sunrise de 1 kW e 2 kWp de módulos. Desde então, Ammersdorfer passou a aumentar o seu projeto e otimizar o autoconsumo, com a utilização de um sistema de aquecimento de água, como também com um ponto de recarga para seu carro elétrico.

Confira mais informações sobre o projeto clicando aqui.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.