O Mercado Livre de Energia cresceu 330% no Rio de Janeiro entre janeiro de 2023 e o mesmo mês em 2024.
O número de UCs (unidades consumidoras) saltou de 101 para 435, segundo dados da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).
Além disso, o número de MW médios contratados aumentou de 18,19 para 50,02 neste período.
No estado, a empresa com maior número de UCs no ambiente de contratação livre é a TYR Energia, com 67 unidades, seguida pela Genial Energy e pela EDP Smart Energy.
“Estamos muito otimistas com o crescimento do Mercado Livre de Energia no estado do Rio de Janeiro. A modalidade traz uma revolução na maneira de lidar com a conta de energia, reduzindo custos em até 40% e aumentando a eficiência energética das empresas, graças ao monitoramento do consumo de energia em tempo real”, explicou a diretora executiva da TYR Energia, Joana Waldburger.
Apesar do ACL (Ambiente de Contratação Livre) ter crescido ao longo dos últimos anos, a executiva aponta que ainda há um potencial enorme de crescimento com a entrada de pequenas e médias empresas neste mercado.
“Isso vai trazer, sem dúvida, um salto de eficiência e competitividade para a economia do estado como um todo”, acrescentou Waldburger.
Saiba mais:
-
Mercado Livre de Energia é uma ameaça para os negócios de GD Solar?;
-
Adesão ao Mercado Livre de Energia bate recorde;
-
Energia solar representa 95% dos projetos esperados para 2027 no Mercado Livre.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].