3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Mundo envia 196,7 GWh de células de armazenamento de energia em 2023

Projetos de utility-scale representaram 168,5 GWh, aponta InfoLink; confira ainda os cinco fabricantes que lideraram os embarques

Autor: 4 de março de 2024Indicadores
4 minutos de leitura
Mundo envia 196,7 GWh de células de armazenamento de energia em 2023

Projeto de armazenamento de energia em baterias localizado na Subestação Registro (SP). Imagem: ISA CTEEP/Divulgação

Segundo a InfoLink Consulting, o mundo enviou 196,7 GWh de células de armazenamento de energia em 2023, com projetos de utility-scale e C&I (Comercial e Industrial) representando 168,5 GWh e 28,1 GWh, respectivamente.

O segmento ficou aquém das expectativas no quarto trimestre, resultando numa época de pico fraca, com um crescimento trimestral em cadeia de apenas 1,3%, conforme a consultoria.

As cinco principais empresas que mais enviaram no ano passado foram CATL, BYD, EVE Energy, REPT BATTERO e Hithium. A CATL liderou com embarques superiores a 70 GWh. BYD e EVE Energy seguiram de perto cada uma com remessas de mais de 25 GWh, enquanto REPT BATTERO e Hithium ficaram em quarto e quinto lugar, cada uma com remessas de mais de 15 GWh.

Apesar da intensa concorrência de preços, as empresas líderes demonstraram vantagens significativas no controle de custos. O CR5 em 2023 atingiu 76,7%, ante 68,7% em 2022, indicando um aumento substancial na centralização da indústria entre as companhias líderes.

De acordo com a InfoLink, os seis a dez principais fabricantes enviam menos de 10 GWh cada. O CR10 em 2023 atingiu 92%, acima dos 86,7% em 2022, o que significa uma centralização significativamente maior da indústria.

Além disso, as remessas de células de armazenamento de energia da Samsung SDI e LG totalizaram quase 14 GWh em 2023, traduzindo-se em uma participação de mercado ligeiramente menor de 7%.

Classificação das remessas de armazenamento de energia em 2023. Gráfico: InfoLink/Reprodução

Classificação das remessas de armazenamento de energia em 2023. Gráfico: InfoLink/Reprodução

Utility-scale

Para os projetos de utility-scale, CATL, BYD, EVE Energy, Hithium e REPT BATTERO foram os que mais enviaram em 2023. A CATL enviou mais de 65 GWh e o restante menos de 22 GWh.

“Com os preços das células de armazenamento atingindo 0,4 RMB/Wh em escala de serviços públicos, os principais fabricantes com capacidade superior de controle de custos e vantagens financeiras são mais capazes de arcar com P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de tecnologia de células de ponta”, relataram.

Além da melhoria da capacidade e da verificação do cliente, os principais fabricantes introduziram células de grande capacidade com tecnologia de empilhamento enquanto trabalhavam na integração de sistemas no lado CC, “na esperança de romper com a sangrenta guerra de preços e buscar a diferenciação em meio à intensa concorrência da indústria”.

Classificação de remessas de células de armazenamento de energia em escala de utilidade pública e C&I em 2023. Gráfico: InfoLink/Reprodução

Projetos de pequena escala

Quanto aos projetos de armazenamento de energia em pequena escala, CATL, REPT, EVE Energy, BYD e Great Power foram os que mais enviaram. A lista dos cinco primeiros permaneceu inalterada nos primeiros três trimestres de 2023. O CR5 subiu 0,4%, de 84,7% nos primeiros três trimestres para 85,1% ao longo do ano.

“Os fabricantes Tier 1 enfrentaram intensa concorrência. CATL (incluindo Ampace) detinha uma participação de mercado de 26,3%. As quotas de mercado do segundo ao quinto intervalo caíram 12-17%, indicando uma rivalidade cada vez mais feroz”, apontou a InfoLink.

Devido aos ajustes de inventário ao longo do ano, o setor de armazenamento de energia em pequena escala apresentou um crescimento mais lento do que em 2022, com um aumento anual de 27,7%, muito abaixo das expectativas. Atualmente, a exaustão dos estoques continuará até o 1T24 ou 2T24. As remessas reais serão recuperadas até o final do 2T24.

Ranking das remessas de células de armazenamento de energia em pequena escala em 2023. Gráfico: InfoLink/Reprodução

Ranking das remessas de células de armazenamento de energia em pequena escala em 2023. Gráfico: InfoLink/Reprodução

Em 2023, as mudanças políticas, o esgotamento dos estoques, os preços das matérias-primas e o excesso de capacidade resultaram num desfasamento entre a oferta e a procura e uma flutuação no sentimento do mercado, de acordo com a consultoria.

“Apesar de um aumento anual de 150% na instalação global de armazenamento, as remessas aumentaram apenas 60% em termos anuais durante uma correção. A InfoLink vê a instalação global aumentar em 50%, para 165 GWh, e as remessas de células de armazenamento de energia em 35%, para 266 GWh, em 2024”, concluíram.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.