A Câmara de Paulínia (SP) está operando desde o dia 6 de dezembro de 2022 com um sistema de carport em sua sede.
No local, foram instalados 438 módulos fotovoltaicos de 550W da XPower Solar, totalizando 240,9 kWp de potência, e dois inversores da Canadian Solar de 110 kW.
Ao todo, o volume de dióxido de carbono que deixará de ser lançada na atmosfera é de 40 toneladas por ano.
O investimento para compra e instalação da tecnologia foi de R$ 1,48 milhão, com um payback de até seis anos.
Através do sistema fotovoltaico, também foi possível instalar no estacionamento da Câmara o primeiro ponto de abastecimento público do município para veículos elétricos.
De acordo com a Câmara de Paulínia, a aquisição da tecnologia faz parte do programa de metas e prioridades do município, que engloba um conjunto de 16 medidas a serem realizadas para o biênio de 2021-2022.
Incentivo à população
Com o objetivo de incentivar os moradores da cidade a aderirem aos sistemas fotovoltaicos, Paulínia decidiu divulgar os dados de forma pública para que a população possa conferir os benefícios gerados pelo sistema instalado na Câmara de Vereadores.
O painel interativo está disponível para acesso no site da própria Câmara de forma online. Nele, são apresentadas informações, em tempo real, sobre questões relacionadas à geração e a economia de dinheiro. Clique aqui para fazer o cadastro e conferir os dados.