Os níveis dos reservatórios dos subsistemas brasileiros encontram-se estáveis: acima dos 60%, segundo indicação do PMO (Programa Mensal de Operação), publicado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), referente à semana dos dias 23 e 29 de março.
O Operador afirma que a estabilidade é devido à administração das fontes que serão utilizadas no fornecimento de energia, já que a vazão de água está abaixo do esperado para a época do ano.
A expectativa é que os percentuais para a energia armazenada continuem com capacidade acima de 60% na próxima semana. Segundo o ONS, os reservatórios dos subsistemas encontram-se da seguinte forma:
- Norte: com 95,8%;
- Nordeste: com 71,3%;
- Sudeste/Centro-Oeste: com 67,5%;
- Sul: 66,5%.
De acordo com o PMO, entre os dias 23 e 29 deste mês, está previsto chover na região Norte, acarretando o aumento da capacidade dos reservatórios do subsistema.
“Na semana de 23 a 29 de março, deve ocorrer precipitação nas bacias dos rios Paranapanema, Tietê, Grande, Paranaíba, na calha principal do Paraná e no alto São Francisco. As bacias hidrográficas da região Norte apresentam pancadas de chuva”, informa o relatório.
A projeção do ONS ainda aponta para uma aceleração na demanda do SIN (Sistema Interligado Nacional) e dos subsistemas da ordem de 6,7% (94.691 MWmed) em março deste ano na comparação com o mesmo período de 2022.
O maior aumento percentual está previsto para a região Nordeste, com 9,5% (13.587 MWmed) de expanção, seguida pela Norte.com 7,5% (7.420 MWmed); Sudeste/Centro-Oeste, com 6,9% (48.623 MWmed); e Sul, com 3,2% (15.061 MWmed).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].