No segundo semestre de 2020, a fabricante de estruturas fotovoltaicas Solar Group foi escolhida pela terceira vez consecutiva como a marca preferida dos integradores, segundo pesquisa realizada pela Greener, empresa especializada em estudo de mercado.
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De acordo com Pablo Larrieux, diretor de marketing da Solar Group, essa conquista é devido à prioridade da empresa de manter uma relação de proximidade com o integrador. “A Solar Group é uma empresa que vem construindo uma história de sucesso e crescimento. É muito gratificante poder me juntar a um time vencedor e poder contribuir nessa trajetória”, afirmou.
Em entrevista ao Canal Solar, Larrieux comentou as soluções oferecidas pela empresa e analisou o mercado fotovoltaico brasileiro.
Canal Solar: A Solar Group é uma marca reconhecida pelos integradores como sinônimo de qualidade e de respeito ao cliente. Como a Solar Group conquistou esse reconhecimento?
Pablo Larrieux: A proximidade com o integrador é uma prioridade da Solar Group. Ouvir seus clientes e entender as necessidades é fundamental para o sucesso de uma marca e nós levamos isso muito a sério.
O principal canal é nossa equipe comercial, formada por engenheiros que discutem e aconselham os clientes com relação às diferentes dificuldades com as instalações. Esta informação chega à nossa equipe de P&D, que avalia constantemente diferentes situações em campo para desenvolver melhorias e inovações.
O cliente percebe isso e reconhece por meio de pesquisas, como a Pesquisa Geração Distribuída do 2° semestre de 2020, realizada pela Greener e, a Pesquisa Marcas de Excelência em Produtos Fotovoltaicos, feita pela Revista FotoVolt, que colocaram a Solar Group como a marca número 1 na preferência dos integradores.
Você falou muito sobre atendimento. O fato da empresa ser 100% focada em energia solar fotovoltaica ajuda a formar equipes com esse diferencial na Solar Group?
Quando se tem foco, não há dúvidas com relação às prioridades. Quando uma empresa tem várias linhas de negócios precisa dividir os investimentos e a energia entre todos eles. Aqui, na Solar Group, não. A energia é 100% dedicada ao mercado de estruturas para geradores fotovoltaicos.
Os investimentos em pesquisas, o perfil técnico na contratação de equipes, enfim, todos os recursos convergem para a energia solar fotovoltaica. A empresa e os clientes ganham muito com tudo isso. O atendimento com quem entende e conhece o mercado solar faz toda a diferença.
Como o processo de engenharia e pesquisa influi no produto final da empresa?
A Solar Group tem uma proximidade muito grande com os integradores, principalmente através dos canais digitais. Ouvimos os problemas reais e as sugestões que vem do campo e, a partir delas nossa área de pesquisa cria os produtos necessários para resolver problemas e simplificar instalações.
Qual a sua avaliação do setor solar no Brasil? Quais exemplos de outros países poderíamos seguir?
O potencial do setor Solar no Brasil é enorme. Muito já foi feito, mas a energia solar representa somente 1,8% de nossa matriz energética. Se comparamos Brasil com a Alemanha onde a energia solar tem uma penetração de 12,4%, ou Austrália com uma penetração superior a 10%, é evidente o grande potencial de crescimento do setor no país.
Quais as novidades da Solar Group lançadas neste ano? Quais os planos para 2021?
A Solar Group realizou um lançamento importante no final do ano passado: a nova linha Smart, uma linha que tem uma fixação facilitada, com simplicidade e qualidade. No início deste ano, temos trabalhado junto aos clientes as vantagens dessa nova linha.
Para este ano, vamos continuar a investir em novas formas de criar uma proposta de valor única para nossos clientes, trazendo as melhores soluções em estruturas para sistemas fotovoltaicos do mercado para continuar crescendo. E, claro, continuar conquistando a confiança e o reconhecimento dos integradores.
Como a Solar Group está se preparando para a alta na demanda projetada no próximo semestre no Brasil?
Estamos muito próximos de nossos clientes, entendendo junto a cada um deles sua demanda, e trabalhando internamente desde já para garantir que no momento adequado todos os insumos e processos estejam prontos para atendê-los.