2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Petrobras aprova construção de usinas solares em três refinarias

Capacidade total estimada das plantas será de 48 MW, com início das operações previstas para 2025

Autor: 19 de abril de 2024Transição energética
2 minutos de leitura
Petrobras aprova construção de usinas solares em três refinarias

Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo. Foto: Marcos Peron/Agência Petrobras

A Petrobras vai direcionar por meio de seu fundo de descarbonização recursos para implementação de três usinas solares nas refinarias de Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais; de Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco; e de Paulínia (Replan), em São Paulo. 

As novas plantas passam a integrar a carteira de 33 projetos financiados pelo fundo e que, atualmente, conta com capacidade de reduzir as emissões de carbono em 1,52 milhão de toneladas por ano.

A capacidade total estimada das três usinas fotovoltaicas será da ordem de 48 MW, com início das operações previstas para 2025, segundo William França da Silva, diretor de processos industriais e produtos da Petrobras.

“A instalação de usinas fotovoltaicas integradas ao sistema de geração de refinarias permite a melhoria da integração e confiabilidade operacional, reduzindo o consumo de gás e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa”, disse o profissional. 

O fundo de descarbonização da Petrobras foi criado para apoiar ações em prol da transição energética das operações da empresa nos segmentos de exploração e produção, refino, gás e energia e logística. 

Atualmente, o fundo conta com a disponibilidade orçamentária de US$ 1 bilhão no quinquênio 2024-2028. Todos os investimentos aprovados fazem parte do plano estratégico da companhia de neutralizar as emissões de gases tóxicos operacionais até 2050. 

“A Petrobras é uma grande consumidora de energia, o que é uma alavanca importante para a nossa ambição de avançarmos, nos próximos anos, em projetos de geração renovável de grande materialidade, buscando aliar projetos rentáveis com a progressiva descarbonização das nossas atividades e dos nossos produtos”, destacou Maurício Tolmasquim, diretor de transição energética e sustentabilidade da petroleira. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.