29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Tendências do setor FV: preços de módulos se estabilizam e de wafer continuam caindo

Canal Solar e Infolink Consulting apresentam semanalmente os preços da indústria fotovoltaica global

Autor: 8 de dezembro de 2023Boletim InfoLink
6 minutos de leitura
Tendências do setor FV: preços de módulos se estabilizam e de wafer continuam caindo

Confira os preços globais do polissilício, waffles, células e módulos fotovoltaicos. Imagem: Infolink Consulting/Divulgação

Os preços dos módulos se mantiveram estáveis nesta semana no mercado internacional. Segundo a InfoLink Consulting, o principal motivo é a conclusão de projetos fotovoltaicos em todo mundo, dando início ao período de entressafra. O mesmo acontece com os preços das células.

Este é o Boletim Infolink, fruto da parceria entre o Canal Solar e o Infolink Consulting, que visa apresentar semanalmente os preços globais do polissilício, waffles, células e módulos fotovoltaicos, a partir de entrevistas com mais de cem fabricantes.

Neste relatório, o preço spot tem como base os pedidos entregues e novos pedidos assinados desde a quinta-feira (30/11) da semana anterior até esta quarta-feira (6/12).

Vale ressaltar que os preços em RMB são os preços praticados na China, enquanto os em dólares representam os preços no exterior, não uma conversão direta de RMB para dólares americanos.

Preços dos módulos continuam diminuindo

Impulsionado pela entressafra de projetos fotovoltaicos no mundo, os preços dos módulos se estabilizaram temporariamente. Contudo, a disparidade de preços entre os diferentes fabricantes permanece evidente, destacando estratégias distintas no mercado.

Para os módulos monofaciais PERC de 182 mm, os preços variam entre RMB 0,9-1,03/W, aproximando-se de RMB 0,92-0,93/W para novos pedidos. Também há registros de que alguns fabricantes de módulos têm preços abaixo de RMB 0,9/W.

Já os preços dos módulos monofaciais PERC de 210 mm se mantiveram em RMB 1,03-1,1/W, atingindo RMB 0,95-1/W para novos pedidos. Na avaliação da InfoLink, os preços de 210 mm se aproximarão gradualmente de 182 mm no futuro.

Quanto aos módulos TOPCon, os preços variaram de RMB 0,9/W a RMB 1,2/W. Enquanto que os pedidos anteriores foram entregues a RMB 1,08-1,18/W esta semana, os fabricantes de módulos começaram a receber pedidos de RMB 0,98-1,05/W, potencialmente RMB 0,97-0,98/W.

Já as negociações para os pedidos do próximo ano tiveram cotações de preços de 0,9 RMB/W, até mesmo 0,88 RMB/W.

Na avaliação da InfoLink, no primeiro semestre de 2024, a faixa de preços baixos dos módulos tipo P e tipo N pode ser a mesma durante a entressafra. Contudo, tendo em conta os custos de produção, a concorrência de preços baixos pode não ser uma solução a longo prazo.

A InfoLink apontou ainda que as preocupações com os custos paralisaram a queda dos preços dos módulos HJT, que atualmente se situam em 1,25-1,35 RMB/W na China, enquanto se mantêm estáveis ​​em 0,160-0,170 USD/W nos mercados fora da China.

Para a consultoria, em 2024 os fabricantes de módulos HJT terão como foco competir com os fabricantes de módulos TOPCon.

Preços de células continuam em queda esta semana

Em dezembro, os planos de produção de células variam entre fabricantes. A maioria reduziu significativamente a produção de células M10 PERC. Ainda de acordo com a Infolink, algumas encerraram linhas antigas para conter perdas. No geral, é estimado que a produção mensal de células permanecerá entre 61 e 62 GW.

Quanto aos preços, as células M10 tipo P foram negociadas em RMB 0,4/W. Já as células G12 tipo P caíram 22%, e estão sendo vendidas a 0,45 RMB/W.

Assim como acontece nos preços dos módulos, as quedas resultam da conclusão de projetos na China e ao fim de um descompasso temporário entre oferta e demanda no início deste mês, quando os pedidos de células em massa terminaram.

Referente aos preços das células M10 tipo N, elas se mantêm em RMB 0,49-0,5/W. Já as células G12 HJT, que têm como principal destino o mercado interno da China, registram preços de 0,65-0,7 RMB/W.

Preço do polissilício permanece estável

Segundo a Infolink, as atividades comerciais no setor de polissilício se mostraram estáveis nesta semana, uma vez que a busca pelo insumo se manteve em alta à medida que o segmento de lingotes manteve taxas de utilização mais altas.

É estimado que seja registrado um crescimento de entre 6% e 7% na produção de polissilício neste mês, devendo atingir 67 GW a 68 GW.

Outro ponto trazido pela Infolink é que a diferença de preços, apresentada na semana passada, permaneceu. Para o polissilício de alta qualidade, que corresponde aos requisitos dos parâmetros da produção de lingotes do tipo N, os preços ficaram em 65-68 RMB/kg.

Já para os demais (pedaço de polissilício e polissilício granulado), os preços ficaram em RMB 61-64/kg e RMB 58-62/kg, respectivamente. Embora a faixa de preços parece ter aumentado, os preços são bem sustentados pela crescente demanda do setor de lingotes por polissilício de alta qualidade devido ao rápido aumento.

“Embora a faixa de preço pareça ter expandido, os preços estão bem sustentados pela crescente demanda do setor de lingotes de polissilício de alta qualidade”, diz a consultoria.

Preços de wafer continuam caindo

Assim como registrado na semana passada, os preços negociados do wafer apresentaram queda lenta esta semana. Segundo a Infolink, os wafer M10 tipo P foram negociados a 2,2 RMB/peça.

Já os wafers M10 do tipo N apresentaram preços de negociação de 2,35 RMB/peça. Para wafers G12 tipo n, os preços permanecem 3,4 RMB/peça. Na avaliação da Infolink, no geral, os preços dos wafers ainda serão mistos até o final do ano.

“Para wafers M10 tipo P, os fabricantes de células têm menor demanda à medida que cortam a produção ou eliminam gradualmente a capacidade das células M10 PERC. Como resultado, os preços provavelmente cairão e farão com que os preços dos wafers do tipo N caiam correspondentemente”, avaliou.

Já para wafers G12 tipo p, é estimados que  os preços perderão terreno após o atendimento dos pedidos de novembro. E quanto aos preços do wafer G12 tipo N, é esperado que se estabilizem.

InfoLink Webinar 2023: O que o espera em 2024?

Dia 13 de dezembro de 2023 será realizado uma discussão sobre o futuro do armazenamento solar e de energia no InfoLink Webinar 2023. Descubra os insights mais recentes do setor e as tendências emergentes para 2024. Cadastre-se agora

 

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.