A Proauto Eletric, empresa especializada em soluções para sistemas de automação e fotovoltaicos, reforçou sua presença no mercado de monitoramento de usinas fotovoltaicas.
A empresa aproveitou a Intersolar South America para apresentar sua linha completa de produtos desenvolvidos para otimizar a operação e manutenção de usinas solares mostrando, inclusive, cases de sucesso com os seus parceiros como a Bender, no monitoramento de isolação de cabos, e a Webdom com sistema SCADA.
Além do monitoramento, a empresa também exibiu lançamentos como o QDCA Core, uma solução eficaz para proteger as instalações contra descargas atmosféricas da rede elétrica de distribuição.
Outra novidade da empresa foi o EV Core, um dispositivo de proteção para carregadores veiculares. Na visão da empresa, com o crescimento da mobilidade elétrica, garantir a integridade dos equipamentos de carregamento é fundamental, e o EV Core oferece uma solução confiável para essa demanda crescente.
Renan Garcia, coordenador da Divisão Solar da Proauto Electric, destaca que as soluções projetadas para melhorar a eficiência operacional de usinas fotovoltaicas, desde sistemas de monitoramento avançado até dispositivos de proteção contra intempéries e surtos elétricos, chamou a atenção dos participantes da feira.
Ele ainda avalia que a presença da Proauto Eletric na Intersolar South America 2023 representou um passo significativo em direção ao fortalecimento de sua posição como líder no fornecimento de soluções inovadoras para o setor fotovoltaico e de automação.
“A Intersolar South America é o palco ideal para apresentar nossas inovações e consolidar nossa presença no mercado de energia solar. Estamos comprometidos em oferecer soluções avançadas que não apenas otimizem o desempenho das usinas fotovoltaicas, mas também que garantam sua durabilidade e segurança operacional”, afirmou.
“Com produtos projetados para atender às necessidades específicas do mercado em rápida evolução, a empresa está pronta para desempenhar um papel vital no futuro da energia solar no Brasil e além”, acrescentou.
Mercado solar brasileiro
Atuando tanto no segmento de GD (geração distribuída) como GC (geração centralizada), a Proauto Eletric compartilhou sua perspectiva sobre o mercado solar brasileiro nos próximos meses.
Na avaliação da empresa, o setor solar no Brasil enfrenta algumas dificuldades, especialmente no segmento de geração distribuída. No entanto, a Proauto Eletric acredita firmemente que esses desafios estão prestes a dar lugar a um cenário mais positivo nos próximos meses.
“O mercado de GD está sofrendo, mas isso deve começar a mudar. Acredito que teremos um momento de queima de estoque, já que muitos distribuidores de equipamentos estão bem abastecidos, e depois haverá um reaquecimento do mercado de geração distribuída com novas demandas”, avaliou Garcia.
Para ele, o segmento de GD foi afetado por questões regulatórias e tarifárias desafiadoras que afetaram temporariamente o crescimento do setor. No entanto, a Proauto Eletric acredita que a crescente conscientização sobre os benefícios da energia solar, juntamente com possíveis mudanças nas políticas e regulamentos, abrirá caminho para o reaquecimento da modalidade.
A empresa também enfatizou que a redução contínua nos custos dos sistemas solares tornará essa opção mais atraente para consumidores residenciais e comerciais.
Já a perspectiva da Proauto Eletric para o segmento de geração centralizada é otimista. A empresa destacou que este setor está operando a pleno vapor, com vários investimentos significativos em usinas de energia solar em grande escala em todo o país.
A empresa ressalta que o Brasil possui um enorme potencial de geração de energia solar, aproveitando seu clima ensolarado e vastas áreas de terra disponíveis para usinas solares. Esses fatores, combinados com a crescente demanda por energia limpa, estão impulsionando o crescimento da geração centralizada.
No geral, a Proauto Eletric apontou que avanços tecnológicos e inovações em sistemas fotovoltaicos estão tornando a energia solar uma opção ainda mais atraente para investidores e empreendedores.
“Acreditamos que o mercado solar no Brasil continuará a se expandir e evoluir de maneira positiva, desempenhando um papel fundamental na transição do país para uma matriz energética mais sustentável”, comentou Garcia.
“Estamos animados com o futuro do mercado solar brasileiro. Acreditamos que, apesar dos desafios temporários, o setor de energia solar está em uma trajetória de crescimento sólido e que desempenhará um papel cada vez mais importante no suprimento de energia limpa e sustentável para o Brasil”, concluiu Garcia.