Novos sistemas de geração e armazenamento de energia foram instalados nas OSID (Obras Sociais Irmã Dulce). A nova usina tem capacidade de geração de 850 kWp e um sistema integrado que pode armazenar 1.800 kWh por dia.
Os equipamentos foram instalados no Hospital Santo Antônio, em Salvador (BA). A usina suprirá aproximadamente 15% do consumo total do hospital e o sistema de armazenamento atenderá 70% da demanda no horário de pico (18h às 21h), reduzindo a conta de energia.
Com as novas instalações, a instituição terá uma economia estimada de 1.050 MWh por ano, além da redução de 600 kW na demanda durante o horário de pico, ou seja, economia anual de R$ 1,4 milhão nas despesas.
O valor economizado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, será redirecionado para outras iniciativas da instituição, que acolhe mais de três milhões de pessoas por ano na Bahia. Além de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais anualmente, sendo 2 milhões no Hospital Santo Antônio.
A instalação foi realizada pela Neoenergia Coelba pelo Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões. O sistema de geração instalado opera no modelo zero grid.
De acordo com Thiago Guth, diretor presidente da Neoenergia Coelba, a entrega da usina solar e do sistema de armazenamento de energia representa um marco importante no compromisso assumido em 2023 com as Obras Sociais Irmã Dulce.
“Este projeto materializa nossos esforços em trazer inovação e sustentabilidade para uma instituição que realiza um trabalho essencial para os baianos. Estamos promovendo eficiência energética e, ao mesmo tempo, possibilitando que os recursos economizados sejam direcionados a ampliar o atendimento de milhares de pessoas”, disse.
“A nova usina solar e o sistema de armazenamento de energia que hoje inauguramos no Hospital Santo Antônio, coração da OSID, traduzem o compromisso dessa parceria com a sustentabilidade ambiental e social”, comentou Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce.
Além de contribuir para a proteção do meio ambiente, Maria destacou que essa iniciativa possibilitará que as Obras Sociais Irmã Dulce, através da redução nos custos com energia elétrica, apliquem a economia na manutenção dos serviços prestados à população, em especial aos mais necessitados.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].