[gtranslate]

Brasil atinge 4 milhões de UCs beneficiadas pela energia solar

Marca foi alcançada um ano após o mercado nacional ter atingido a três milhões de unidades consumidoras
Brasil atinge quatro milhões de unidades consumidoras beneficiadas pela energia solar
Sistema fotovoltaico residencial instalado em Mato Grosso. Foto: Campo Solar Energias Renováveis/Facebook

O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 4 milhões de UCs (unidades consumidoras) beneficiadas pela energia solar no segmento de GD (geração distribuída), segundo dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

O montante foi alcançado um ano depois do mercado nacional ter atingido a marca dos três milhões de consumidores (em agosto de 2023) beneficiados pela fonte e menos de três anos após atingir o primeiro milhão (em setembro de 2021).

A maior parte das UCs são provenientes de residências: 2,8 milhões – o que representa mais de dois terços do total. Em seguida, aparecem as classes de consumo comercial (674 mil), rural (410 mil) e industrial (97,4 mil).

O estado líder em número de consumidores beneficiados pela GD solar é Minas Gerais, com mais de 693 mil consumidores beneficiados, seguido por São Paulo (546 mil), Rio Grande do Sul (427 mil), Paraná (324 mil) e Bahia (230 mil). 

Já o município com maior número de UCs no segmento é Campo Grande (MS), onde 33,6 mil sistemas fotovoltaicos beneficiam mais de 45,3 mil consumidores. 

Na sequência, aparecem as cidades de Pirapora (MG), Cuiabá (MT), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), com 41,1 mil; 37,1 mil; 36,1 mil e 29,8 mil unidades consumidoras, respectivamente. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

  1. Parabéns pela reportagem. Muitos de nós Brasileiros temos vontade de ter nossa própria usina e gerar nossa própria energia; mas infelizmente por alguns motivos não podemos concretizar o fato.

    Eu adquiri minha Licença ( Franquia) e hoje tenho a oportunidade de ter a minha própria energia renovável sem precisar adquirir placas ou instalar qualquer equipamento.

    Conseguimos até 20% para clientes grupo B baixa tensão: residências, indústrias e empresas e até 30% clientes grupo A de alta tensão.

    Se você tiver interesse em conhecer nosso projeto é só me chamar no Watts 51984863327

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal