2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Ranking lista principais fabricantes de módulos no 1º semestre de 2023

Apenas quatro fornecedores de painéis solares acumulam 55% da participação do mercado total

Autor: 31 de julho de 2023janeiro 9th, 2024Mercado
3 minutos de leitura
Ranking lista principais fabricantes de módulos no 1º semestre de 2023

A Jinko Solar lidera o ranking, com cerca de 30 GW em remessas de módulos

Jinko Solar, Trina Solar, LONGi Solar e JA Solar permanecem sendo os quatro principais fornecedores de módulos fotovoltaicos do mundo em volume de remessas, segundo o ranking divulgado pela Solarbe Global.

Segundo o ranking, que traz o volume de remessas mundiais de módulos registrado no primeiro semestre de 2023, o montante de embarque das quatro marcas ultrapassou 108 GW, correspondendo a aproximadamente 55% da participação de mercado total.

Este montante de remessas foi 56% maior que o montante registrado no primeiro semestre de 2022, quando o volume de remessas de painéis foi de 69 GW.

No primeiro semestre do ano passado, as quatro empresas – Jinko Solar, Trina Solar, LONGi e JA Solar – também lideraram o ranking de remessas de módulos sendo, juntas, responsáveis por mais de 60% das remessas globais no primeiro semestre de 2022.

Ao comparar o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2023, é considerável a alta registrada no volume de remessas de módulos. Um levantamento realizado pelo Canal Solar, com base nos números divulgados pela Solarbe Global, apontam que a Jinko Solar teve uma alta no volume de remessas de 64%, quando comparado o primeiro semestre de 2022 e os primeiros meses deste ano.

Já a Trina Solar e a LONGi Solar apresentaram o mesmo índice de crescimento no volume de remessas, que foi de 49%. Ao passo que a JA Solar aumentou em 53% as suas remessas de painéis solares.

Veja o comparativo entre o 1º semestre de 2022 e o 1º semestre de 2023

Comparação entre 1º semestre de 2022 e 1º semestre de 2023 realizada com bases nos rankigs divulgados pela Solarbe Global

Comparação entre 1º semestre de 2022 e 1º semestre de 2023 realizada com bases nos rankings divulgados pela Solarbe Global

TOP 20 fabricantes de módulos fotovoltaicos

O ranking divulgado pela Solarbe Global traz o ranking das 20 fornecedoras de módulos fotovoltaicos em volume de remessas realizadas no primeiro semestre deste ano. Veja abaixo.

Companhia Remessas (GW)
Jinko Solar 30 – 31 GW
Trina Solar 27- 28 GW
LONGi Solar 27- 28 GW
JA Solar 24 – 25 GW
Canadian Solar 14 GW
Risen 11,7 GW
Astroenergy 11,5 GW
TW Solar 11 – 12 GW
DAS Solar 7,5 GW
SunTech 4,5 GW
Solargiga Energy 4,2 – 4,8 GW
Yngli Solar 3,8 GW
DMEGC 3,6 GW
Huansheng 3,5 GW
GCL 2,5 GW
DAH Solar 2,5 GW
Eging PV 2,3 – 2,5 GW
Red Solar 2,3 – 2,5 GW
CECEP Solar 1,9 GW
Znshine Solar 1,9 GW

O ranking é baseado em dados compilados pela Solarbe com base em dados públicos e visitas. Empresas que tiveram o mesmo montante foram classificadas na mesma posição.

Segundo a Solarbe, os dados coletados para os 20 principais fabricantes de módulos fotovoltaicos são estimados com base em pesquisas de informações de licitações, contratos de fornecimento e visitas de fornecedores. Ainda segundo a empresa, o ranking deve ser atualizado no final de agosto após a divulgação dos relatórios semestrais das empresas listadas.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

2 comentários

  • Ericka, boa tarde,
    Somos da industria Nautica, atualmente
    fabricamos pequenas embarcações até 30″
    a sua materia do ranking danindustria mundial de equipamentos FV nos interessou para o desenvolvimento de industria nacional ou chinesa que queiram fazer parceria para o fornecimento de placas solares para o abastecimento de energia para a alimentação e consequente producao de energia para energizacao de barcos
    por favor necessito de indicacao destes fabricantes especializados e focados nesta nossa area de atuacao de industria nacional ou chinesa
    fico ao seu dispor par qqrs esclarecimentos
    aguardo seu retorno de contato,
    Abraços
    Paulo Ishikawa

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.