3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Rio+Saneamento contrata usinas solares e anuncia entrada no mercado livre

Concessionária terá em 2024 cerca de 96% do seu consumo de energia proveniente de fontes limpas

Autor: 1 de setembro de 2023Mercado
2 minutos de leitura
Rio+Saneamento contrata usinas solares e anuncia entrada no mercado livre

Empreendimentos serão construídos nas cidades de Seropédica (RJ) e Porto Real (RJ). Foto: Divulgação

A Rio+Saneamento, concessionária do Grupo Águas do Brasil, anunciou que duas usinas fotovoltaicas serão construídas para atender parte do seu consumo de energia no processo de saneamento de água e esgoto.

As usinas contratadas na modalidade GD (geração distribuída) possuem, juntas, 5,5 MW de potência instalada com capacidade de gerar anualmente 13,5 milhões de kWh.

As unidades serão construídas nas cidades de Seropédica (RJ), na Baixada Fluminense, e Porto Real (RJ), no Sul Fluminense, a partir de um acordo com o Grupo Gera.

Mercado livre

Já no mercado livre, a Rio+Saneamento passará a comprar aproximadamente 50 milhões de kWh por ano de fonte de energia garantidamente limpa — certificação I-REC proveniente de biomassa. O contrato nesta modalidade é firmado com a Raízen.

Com estas ações, a Rio+Saneamento terá, já em 2024, aproximadamente 96% do seu consumo de energia proveniente de fontes de energia limpa.

“Esses dois contratos reforçam nosso compromisso com a transição energética e eficiência operacional, e equivalem a redução de emissão de 27,2 mil toneladas de CO2 e ao plantio de 190.500 árvores ao longo do projeto. A nossa meta é chegar a 100% de energia limpa até 2025″, afirma Leonardo Righetto, presidente da concessionária.

A energia proveniente da GD será utilizada em 17 cidades atendidas pela Rio+Saneamento no estado, mais precisamente nas unidades operacionais de baixa tensão: Estações de Tratamento de Água (ETAs), elevatórias de água e esgoto e captações, além do funcionamento de boosters.

Já a energia captada no mercado livre, servirá para abastecer ETAs, captações e elevatórias de água de média tensão.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.