A UFC (Universidade Federal do Ceará) firmou um contrato de longo prazo com a comercializadora RZK Energia para receber energia renovável no ACL (Ambiente de Contratação Livre). Ao todo, 32 unidades consumidoras vinculadas a instituição de ensino serão atendidas até 2029 no Mercado Livre de Energia.
A economia, ao longo de 60 meses, é estimada em R$ 8,3 milhões para a universidade. O acordo prevê a contratação de um volume de 133.861,59 MWh, destinado ao abastecimento de faculdades, laboratórios, sedes administrativas e centros culturais e de pesquisa em oito municípios cearenses (Fortaleza, Sobral, Crateús, Russas, Eusébio, Quixadá, Itapajé e Pentecoste).
Entre as unidades consumidoras estão todos os campi da UFC, que abrigam mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação, além da Reitoria, da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), do Museu de Arte da UFC (Mauc) e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
A partir da parceria estabelecida com a RZK Energia, essas estruturas simbólicas da universidade terão acesso a energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como a solar fotovoltaica e o biogás.
“Como uma das principais empresas de geração renovável, comercialização e gestão de energia do país, continuamos investindo em uma forte estratégia de crescimento que nos permite atender de modo competitivo clientes públicos e privados de diferentes perfis, como a UFC, que está na vanguarda da educação e da inovação científica na região Nordeste e no Brasil”, conta João Pedro Correia Neves, sócio da RZK Energia.
Crescimento do mercado livre e democratização da transição energética
Aberta para consumidores de média e alta tensão do Grupo A (acima de 2,3 kV) desde o início de 2024, a modalidade de contratação de energia pelo ACL permite que a negociação seja feita diretamente com o fornecedor, fora da distribuidora e com possibilidade de escolha por fonte de geração renovável, resultando em redução emissões e economia nas despesas com eletricidade.
Desde outubro de 2023, o mercado livre de energia cresceu 50% no acumulado de 12 meses e o volume de energia consumida aumentou cerca de 14%, segundo dados da Abraceel. Segundo a entidade, a quantidade de consumidores livres atingiu 53,8 mil unidades consumidoras no período, representando um ganho de 17,9 mil novos consumidores.
Metrô de Fortaleza economiza R$ 240 mil por ano com energia solar
De acordo com seu sócio, a RZK Energia tem acompanhado esse momento de abertura e crescimento do mercado livre de energia no país como uma oportunidade para o avanço da transição energética.
“Estamos olhando para um potencial de 20 milhões de unidades consumidoras a partir da abertura total do mercado livre de energia nos próximos anos. Além de democratizar o acesso à energia limpa e barata por meio da flexibilidade na escolha do fornecedor e da fonte, a oferta no ACL também pode agregar ofertas de maior valor agregado e tecnologia, a exemplo da feita pela RZK Energia, que inclui ferramentas decisivas para ganhos de economia e sustentabilidade seja na gestão de consumo ou na auditoria de faturas”, explica ele.
ANEEL testará abertura do Mercado Livre para clientes de baixa tensão
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].