Segundo pesquisa realizada pela Greener, o estado de São Paulo foi o que mais investiu em energia solar no 1º semestre deste ano.
Em seguida, estão Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que compõem o top 3. Ao todo, os top 5 estados investiram cerca de R$7,6 bilhões na primeira metade do ano.
Outro ponto enfatizado pelo Estudo Estratégico: Geração Distribuída 2022 | Mercado Fotovoltaico 1° Semestre é que a entrada de equipamentos solares acelera no Brasil.
O montante demandado nos primeiros seis meses de 2022 deverá movimentar investimentos superiores a R$35 bilhões para atender a geração distribuída e grandes usinas solares.
Digitalização no setor solar
A Greener ressaltou ainda que a digitalização está avançando no setor solar. Empresas intensificaram o uso de ferramentas digitais com o objetivo de automatizar e otimizar seus processos.
Contudo, nota-se ainda aplicação limitada destes recursos no qual grande maioria das companhias fazem usos de ferramentas não especializadas nas respectivas funções.
Qual ferramenta de automação de marketing sua empresa utiliza?
De acordo com a consultoria, 87% das top 100 empresas que mais venderam no 1º semestre de 2022 utilizam ferramentas de automação de marketing.
As ferramentas de automação de marketing são essenciais na construção de um funil de vendas inteligente, o que garante a maior eficiência e escalabilidade em vendas
Ferramenta de automação de geração de propostas
No total, 39% das empresas utilizam ferramentas especializadas na geração de propostas. Além disso, 90% das top 100 empresas que mais venderam na primeira metade do ano utilizam ferramentas especializadas de geração de propostas.
Ferramenta de gestão de clientes (CRM)
O levantamento indicou que 43% dos integradores não usam CRM, embora 23 ferramentas tenham sido citadas. Empresas que iniciaram após 2021 usam mais ferramentas de CRM do que as que estão há mais tempo no mercado, sendo 60% e 54%, respectivamente.
Ferramenta de compra de equipamentos
Segundo a Greener, 89% dos integradores utilizam alguma ferramenta para compra de equipamentos, indicando a importância do uso de meios digitais neste processo no mercado.
Das 100 companhias que mais venderam neste 1º semestre, 93% utilizam plataformas de compra de equipamentos.
Ferramenta de dimensionamento
Por fim, apontaram que 33% dos integradores utilizam ferramentas especializadas para realizar o dimensionamento.
Empresas que começaram suas atividades após 2021 tendem a usar mais a plataforma do distribuidor, enquanto as com mais tempo de atuação utilizam em maior parte o Excel.
No total, 92% das 100 empresas que mais venderam neste semestre utilizam ferramentas de dimensionamento.