26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

São Paulo é o estado que mais investiu em solar no 1º semestre

Pesquisa da Greener destacou também que a digitalização está avançando cada vez mais no setor FV

Autor: 12 de setembro de 2022Indicadores
3 minutos de leitura
São Paulo é o estado que mais investiu em solar no 1º semestre

Greener divulgou o top 5 dos estados que mais investiram em solar. Foto: Rafael Oliveira

Segundo pesquisa realizada pela Greener, o estado de São Paulo foi o que mais investiu em energia solar no 1º semestre deste ano.

Em seguida, estão Minas Gerais e Rio Grande do Sul, que compõem o top 3. Ao todo, os top 5 estados investiram cerca de R$7,6 bilhões na primeira metade do ano.

Gráfico: Greener

Outro ponto enfatizado pelo Estudo Estratégico: Geração Distribuída 2022 | Mercado Fotovoltaico 1° Semestre é que a entrada de equipamentos solares acelera no Brasil.

O montante demandado nos primeiros seis meses de 2022 deverá movimentar investimentos superiores a R$35 bilhões para atender a geração distribuída e grandes usinas solares.

Preço dos sistemas FV tem redução de 4,3% no 1º semestre

Digitalização no setor solar

A Greener ressaltou ainda que a digitalização está avançando no setor solar. Empresas intensificaram o uso de ferramentas digitais com o objetivo de automatizar e otimizar seus processos.

Contudo, nota-se ainda aplicação limitada destes recursos no qual grande maioria das companhias fazem usos de ferramentas não especializadas nas respectivas funções.

Qual ferramenta de automação de marketing sua empresa utiliza?

De acordo com a consultoria, 87% das top 100 empresas que mais venderam no 1º semestre de 2022 utilizam ferramentas de automação de marketing.

As ferramentas de automação de marketing são essenciais na construção de um funil de vendas inteligente, o que garante a maior eficiência e escalabilidade em vendas

Ferramenta de automação de geração de propostas

No total, 39% das empresas utilizam ferramentas especializadas na geração de propostas. Além disso, 90% das top 100 empresas que mais venderam na primeira metade do ano utilizam ferramentas especializadas de geração de propostas.

Ferramenta de gestão de clientes (CRM)

O levantamento indicou que 43% dos integradores não usam CRM, embora 23 ferramentas tenham sido citadas. Empresas que iniciaram após 2021 usam mais ferramentas de CRM do que as que estão há mais tempo no mercado, sendo 60% e 54%, respectivamente.

Ferramenta de compra de equipamentos

Segundo a Greener, 89% dos integradores utilizam alguma ferramenta para compra de equipamentos, indicando a importância do uso de meios digitais neste processo no mercado.

Das 100 companhias que mais venderam neste 1º semestre, 93% utilizam plataformas de compra de equipamentos.

Ferramenta de dimensionamento

Por fim, apontaram que 33% dos integradores utilizam ferramentas especializadas para realizar o dimensionamento.

Empresas que começaram suas atividades após 2021 tendem a usar mais a plataforma do distribuidor, enquanto as com mais tempo de atuação utilizam em maior parte o Excel.

No total, 92% das 100 empresas que mais venderam neste semestre utilizam ferramentas de dimensionamento.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.