3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

São Paulo, Minas, Goiás e Bahia atingem marcas simbólicas em GD solar

Municípios paulistas e mineiros superam 3 GW de potência instalada, enquanto que os goianos e baianos atingiram 1 GW

Autor: 5 de julho de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
São Paulo, Minas, Goiás e Bahia atingem marcas simbólicas em GD solar

Brasil conta com oito estados com mais de 1 GW de potência instalada em GD solar. Foto: Freepik

Quatro estados brasileiros atingiram marcas simbólicas em energia solar no segmento de micro e minigeração distribuída nos últimos dias, apontam dados divulgados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Nesta terça-feira (04), Minas Gerais e São Paulo se tornaram os primeiros estados do país a superarem a marca de 3 GW de potência instalada da fonte na modalidade. 

Em Minas Gerais, já são 249,5 mil conexões catalogadas e responsáveis pelo abastecimento de 331,4 mil unidades consumidoras.

São Paulo é o único estado brasileiro com mais 300 mil sistemas instalados pela fonte em GD (geração distribuída), ostentando, neste instante, cerca de 326,7 mil conexões. 

Também nesta terça-feira, a Bahia ultrapassou a marca de 1 GW de potência em seus municípios por meio de 109,3 mil sistemas fotovoltaicos instalados em residências, fachadas e pequenos terrenos.  

Antes disso, na última sexta-feira (30), quem também havia atingido o seu 1 GW de potência instalado no segmento de GD solar havia sido o estado de Goiás, que já conta hoje com cerca de 87,2 mil conexões contabilizadas.

No momento, o Brasil conta com oito estados com mais de 1 GW de potência instalada em micro e minigeração distribuída solar. Juntam-se a São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, conforme ilustra a imagem abaixo: 

Estados do Brasil com 1 GW ou mais de potência instalada em GD solar

Fonte: ANEEL

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.