29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Série de módulos sem moldura da Hanersun recebe certificação TÜV SÜD

Painéis de 182 mm foram desenvolvidos para melhorar o desempenho da drenagem, obtendo efeitos à prova de poeira

Autor: 23 de novembro de 2023Mercado
3 minutos de leitura
Série de módulos sem moldura da Hanersun recebe certificação TÜV SÜD

Sede da TÜV SÜD na Alemanha. Foto: TÜV SÜD/Reprodução

A fabricante de módulos fotovoltaicos Hanersun anunciou que a sua série de painéis sem moldura de 182 mm foi certificada pela TÜV SÜD, multinacional de serviços alemã, com sede em Munique, especializada em ensaios técnicos de certificação.

Inspirada na estética minimalista e conceitos de aplicação distribuída, a empresa afirmou que os novos painéis elevam o desempenho visual e o LCOE (Custo Nivelado de Energia), alcançando novos patamares para cenários distribuídos.

A companhia destacou ainda que, nos últimos anos, a participação da energia solar na matriz energética mundial aumentou consideravelmente. Com isso, a crescente capacidade instalada traz desafios significativos de limpeza e manutenção para as usinas fotovoltaicas.

Problemas como o acúmulo de folhas e poeira, bem como a contaminação, podem causar um efeito de hot-spot que reduzem a potência de saída do módulo ou até mesmo afetam a vida útil.

A fabricante ressaltou que a limpeza frequente, por si só, não pode evitar a sujeira das bordas da estrutura ou danos irreversíveis às células causados por sedimentos.

Módulos sem moldura de 182 mm da Hanersun. Imagem: Reprodução

Módulos sem moldura de 182 mm da Hanersun. Imagem: Reprodução

Por conta desse cenário, a série de painéis sem moldura de 182 mm foi totalmente desenvolvida e otimizada para a combinação estrutural e de materiais para melhorar o desempenho da drenagem, obtendo efeitos à prova de poeira, autolimpantes e de alto ganho.

Como resultado, as perdas de geração externa são reduzidas, diminuindo a frequência de limpeza durante a operação e manutenção. “O design sem moldura torna o produto mais simples, mais brilhante e estético. Isso permite uma melhor integração em edifícios modernos e oferece mais opções para residências, comércios e outras aplicações distribuídas”, afirmaram.

“O desenvolvimento e a produção em massa de módulos sem moldura é continuidade da nossa tradição de foco na inovação tecnológica. Acredito que a excelente qualidade e a aparência simples dessa série certamente encantarão nossos clientes. E a Hanersun continuará rompendo fronteiras para fornecer soluções de energia cada vez melhores”, acrescentou Jingyu Sun, vice-presidente de vendas da Hanersun.

Sobre a TÜV SÜD

A TÜV SÜD é uma instituição que agrega valor aos parceiros e clientes por meio de um portfólio abrangente de serviços de teste, certificação, auditoria e consultoria. No total, possuem sete laboratórios e quase 300 especialistas em energia solar no mundo.

“Como líder de mercado em serviços de certificação e testes de módulos fotovoltaicos, a TÜV garantiu que os painéis sem moldura da Hanersun atendam a padrões rigorosos de segurança do produto e desempenho real”, concluiu a companhia.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.