1 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

ANEEL aprova reajuste tarifário de cinco distribuidoras de energia do RS

Os novos índices deverão entrar em vigor a partir de 22 de julho

Autor: 19 de julho de 2023março 18th, 2024Conta de luz
3 minutos de leitura
ANEEL aprova reajuste tarifário de cinco distribuidoras de energia do RS

Entre as empresas selecionadas estão: Nova Palma Energia, Demei (Departamento Municipal de Energia de Ijuí), Hidropan Distribuição de Energia, Eletrocar (Centrais Elétricas de Carazinho) e Mux Energia. Foto: Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou na terça-feira (18) os reajustes tarifários anuais de 2023 de cinco distribuidoras do Rio Grande do Sul (RS). 

Entre as selecionadas estão: Nova Palma Energia, Demei (Departamento Municipal de Energia de Ijuí), Hidropan Distribuição de Energia, Eletrocar (Centrais Elétricas de Carazinho) e Mux Energia.

Segundo dados da Agência, os novos índices divulgados devem entrar em vigor a partir de 22 de julho de 2023.

Revisão Tarifária da EDP SP

A diretoria da ANEEL também aprovou a abertura da Consulta Pública 23/2023. O objetivo é discutir a proposta de Revisão Tarifária Periódica da EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A.

O início das discussões está previsto para esta quarta-feira (19), com encerramento no dia 1º de setembro. De acordo com a Agência, haverá ainda outra audiência pública (nº 14/2023) no dia 10 de agosto, em São José dos Campos (SP).

Segundo a Agência, o efeito médio proposto na revisão tarifária da distribuidora, que fornece energia elétrica a cerca de 2 milhões de unidades consumidoras em 28 municípios do estado de São Paulo, é de 6,18% para consumidores residenciais.

Confira abaixo os índices propostos

Segundo a ANEEL, o índice médio proposto na revisão tarifária da empresa foi impactado pelos custos com transmissão de energia e componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, que se mantiveram em vigor até a atual revisão.

No debate público, serão incluídas a definição dos correspondentes limites dos indicadores de continuidade de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e de FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), para o período de 2024 a 2027.

Para mais informações sobre os processos tarifários, acesse o site. Para registrar as contribuições à consulta, deverão ser enviadas via e-mail.

Revisão tarifária x Reajuste tarifário

Nos contratos de concessão existem processos tarifários, sendo que a RTP (Revisão Tarifária Periódica) e o RTA (Reajuste Tarifário Anual) são os mais comuns previstos nos documentos.

Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

No processo de RTP são definidos o custo eficiente da distribuição (Parcela B), as metas de qualidade e de perdas de energia e os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já no processo de RTA, que acontece no ano em que não há RTP, a Parcela B é atualizada pelo índice de inflação estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X).

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.