A contratação do fornecimento de energia solar por assinatura vem crescendo ano após ano no Brasil por se tratar de uma forma de driblar o valor da conta de luz e aliviar o bolso dos consumidores que almejam não investir na instalação de uma usina fotovoltaica propriamente dita.
Dados obtidos pelo Canal Solar em parceria com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostram que o número de fazendas solares em operação praticamente sextuplicou no Brasil em menos de quatro anos: 861 empreendimentos em 2020 para 5.141 em abril de 2023.
Consequentemente, o número de clientes que aderiram à modalidade também aumentou neste mesmo período, saltando de 3,2 mil para 14,7 mil consumidores recebendo créditos gerados a partir das fazendas solares.
“A geração compartilhada é o caminho que permite de forma muito democrática com que pessoas, por razões técnicas ou econômicas, tenham acesso a energia solar”, explica Guilherme Susteras, coordenador do grupo de trabalho de geração distribuída da entidade.
Segundo ele, trata-se de um mercado em franco crescimento e continuará próspero por muitos anos, sobretudo porque ainda há um grande número de fazendas solares em construção. “Houve um gigantesco volume de pedidos de pareceres de acesso antes do fim do prazo da Lei 14.300 e agora esses projetos vão começar a sair do papel”, ressaltou.
Investimentos, empregos e potência
Os dados apurados também revelam que as fazendas solares já foram responsáveis por atrair mais de R$ 574 milhões em investimentos, pela instalação de mais de 117,6 MW de potência e mais de 3,5 mil empregos gerados desde o início da expansão da modalidade no Brasil.
O modelo de assinatura de energia solar começou em 2015, quando a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regulamentou a geração compartilhada, permitindo com que a energia gerada pudesse ser vendida a terceiros por meio de créditos, pelos quais o cliente contrata os serviços de assinatura da empresa.
Confira abaixo os dados acumulativos sobre a geração compartilhada no Brasil:
Como funciona uma fazenda solar?
A fazenda solar é uma usina fotovoltaica enquadrada no segmento de geração distribuída, destinada à venda ou aluguel de lotes de painéis solares para pessoas e empresas do mercado cativo que desejam gerar a própria energia para reduzir a conta de luz sem um sistema próprio.
As fazendas solares recebem esse nome, pois são construídas em solo, em vez de telhados, e geralmente em regiões afastadas dos centros das cidades. contando com centenas de módulos fotovoltaicos para gerar a energia que será comercializada para clientes em outros locais e distribuída por meio das linhas de transmissão e distribuição.