4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Brasil supera 6 GW de capacidade em usinas FV com geração centralizada

País também conta com a previsão de entrega em operação de mais de 4 GW já nos próximos anos

Autor: 9 de setembro de 2022Brasil
2 minutos de leitura
Brasil supera 6 GW de capacidade em usinas FV com geração centralizada

Brasil possui mais de 13,3 mil usinas em operação no segmento de GC solar. Foto: MME/Reprodução

O Brasil superou a marca dos 6 GW de capacidade instalada em usinas solares com GC (geração centralizada), segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

O montante foi alcançado com a entrada de quatro plantas em três estados, liberadas para operação comercial nesta terça-feira (06). Atualmente, já são mais de 13,5 mil empreendimentos em operação comercial. 

As unidades que começaram a operar, segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), demonstram “a multiplicidade de fontes e locais característica da geração de energia no país”.

Também de acordo com a ANEEL, os números reforçam o crescimento que o setor vem registrando nos últimos anos, sobretudo nos últimos quatro anos, tendo em vista que até 2017 as usinas fotovoltaicas sequer participavam da matriz elétrica brasileira. 

Atualmente, a solar é a 4° maior fonte de geração centralizada no Brasil, sendo que – além dos 6 GW instalados – o Brasil também conta hoje com outros 4,37 GW de capacidade em empreendimentos com previsão de entrada em operação à curto prazo.  

Outras usinas outorgadas pela ANEEL e em vias de serem construídas também possuem 58,5 GW de potência. Neste instante, os estados brasileiros com maior capacidade instalada em operação no segmento de GC são: Bahia (1,35 GW); Piauí (1,22 GW) e Minas Gerais (1,18 GW).

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.