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EPE abre consulta pública para aprimorar modelo de mercado da MMGD

Modelo da empresa visa projetar a difusão da geração distribuída no Brasil

Autor: 11 de janeiro de 2023Oportunidades
2 minutos de leitura
EPE abre consulta pública para aprimorar modelo de mercado da MMGD

Novas regras de compensação da GD já estão valendo. Foto: Envato Elements

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) abriu uma Consulta Pública para tratar dos aprimoramentos no Modelo de Mercado da Micro e Minigeração Distribuída (4MD), que é um modelo da companhia para projetar a difusão da GD (geração distribuída) no Brasil.

As contribuições poderão ser enviadas até o dia 07 de fevereiro de 2023 no e-mail [email protected] ou [email protected].

Metodologia utilizada pela EPE no 4MD:

  • Definir o mercado potencial, ou seja, dado tempo suficiente, todo esse mercado irá adotar a tecnologia;
  • Definir a velocidade que a adoção ocorrerá. São estimadas “curvas S” de difusão que determinam se o processo é mais lento ou mais rápido;
  • Os adotantes se dividem por tecnologia;
  • Atribui-se uma potência média para cada adotante e é estimada a capacidade instalada de MMGD. Na sequência, os valores anuais são abertos por mês;
  • Cálculo da geração de energia elétrica a partir da capacidade instalada.

Perguntas a serem respondidas:

  • Faz sentido expandir o mercado nicho residencial? Qual corte deve ser aplicado para definir os potenciais adotantes?
  • Qual fator comercial deve ser utilizado para delimitar o mercado nicho comercial? Há algum dado de mercado que possa ser utilizado como proxy para essa escolha?
  • Qual fator de sensibilidade ao payback (SPB) deve ser utilizado? Há outra curva que melhor reflita o interesse do consumidor em realizar o investimento dado o retorno do investimento?
  • Há melhor forma de estimar o mercado potencial com base em métricas financeiras distintas do payback
  • Quais limites superiores poderiam ser utilizados para os parâmetros de inovação (p) e imitação (q)?
  • Como modelar a migração para o mercado livre e a evolução do mercado nicho para MMGD no Brasil?
  • Há sugestão de metodologia para distinguir potenciais consumidores remotos e locais para unidades não residenciais?
  • Qual premissa de evolução da potência média dos sistemas de MMGD é mais adequada para ser incorporada no 4MD?
  • Qual método pode ser utilizado para estimar a adoção por fonte?
  • Quais fatores de autoconsumo podem ser utilizados, por fonte e segmento?
  • Há sugestões adicionais relacionadas à metodologia?
Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

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