21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Evolução do preço do polissilício em 2022

Entre novembro e dezembro, por exemplo, o custo teve queda de 53%, aponta Greener

Autor: 28 de fevereiro de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Evolução do preço do polissilício em 2022

Relatório da Greener mostra evolução do preço do polisilício ao longo do ano passado. Foto: Reprodução

De acordo com o Estudo Estratégico de Geração Distribuída da Greener, de janeiro a agosto de 2022, o preço do polissilício manteve a tendência de alta, valorizando cerca de 26%.

Já entre novembro e dezembro do ano passado, a consultoria apontou que o custo teve queda de 53%, chegando ao valor de US$ 17/kg no início de 2023.

Jinko Solar lidera importação de módulos fotovoltaicos em 2022

“A entrada em operação de novas fábricas de polissilício em 2022 tem elevado a capacidade produtiva do insumo, expandindo a oferta e influenciando a queda do preço”, destacou a pesquisa.

As cotações da Commodity apresentaram, contudo, uma elevação em fevereiro depois da forte queda no quarto trimestre de 2022. “Apesar do início de forte volatilidade, diferentes especialistas apontam tendência de preços de módulos em média, inferiores a 2022”.

Gráfico: Greener, 2023

Gráfico: Greener, 2023

Preço do aço

Após uma sequência de quedas, a Greener relatou que o preço do aço voltou a subir a partir de novembro do ano passado, porém em janeiro de 2023 permaneceu abaixo de janeiro de 2022.

A alta ocorreu especialmente devido a uma maior demanda por insumos industriais das principais economias do mundo. “O custo do aço impacta o valor de fabricação de estruturas de fixação, especialmente para as usinas fotovoltaicas de solo”, ressaltaram.

Payback de projetos de GD tem alta média de 8 meses após Lei 14.300, diz Greener

Segundo a Greener, as estruturas de fixação são compostas basicamente por alumínio ou aço para garantir a flexibilidade do material e vida útil mais longa.

“Embora o alumínio seja produzido no Brasil, sua composição de preço é baseada em cotações de dólar e da Bolsa de Metais de Londres (London Metal Exchange – LME), podendo impactar diretamente no custo final das estruturas”, explicaram.

Os dispositivos de instalação englobam cabeamento, proteção do sistema, dispositivos de conversão, além de insumos como cobre, alumínio, polímeros e aço.

Gráfico: Greener, 2023

Gráfico: Greener, 2023

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.