2 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Governo espera apresentar relatório sobre renovação das concessões em 20 dias

Prazo foi informado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após evento em São Paulo

Autor: 31 de julho de 2023Política
2 minutos de leitura
Governo espera apresentar relatório sobre renovação das concessões em 20 dias

Foto: Freepik

O MME (Ministério de Minas e Energia) quer, em até 20 dias, apresentar ao TCU (Tribunal de Contas de União) o relatório com as condições do processo de renovação das concessões de distribuição de energia elétrica.

O prazo para o envio de contribuições à Consulta Pública 152/2023 foi encerrado na última quarta-feira (26). Inicialmente, a consulta pública seria encerrada no dia 24, mas por instabilidades sistêmicas o prazo foi ampliado. Foram enviadas 44 manifestações.

“O ministério tem o dever de compilar essa contribuições e de atender as contribuições que estejam em sinergia com o TCU. Estou em permanente diálogo com o TCU. Eu quero na semana que vem ter esse relatório concluído e, no mais tardar, em 15 a 20 dias entregar para análise final, desse processo fundamental para melhorar a qualidade do serviço de distribuição do Brasil”, disse Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.

Silveira se reuniu com empresários na última quinta-feira (27) em um evento chamado de Conexão MME Investidores, em São Paulo. Ele conversou com jornalistas após o evento.

O governo prepara as condições que vão balizar o processo de prorrogação de 20 concessões de distribuição de energia com contratos vencendo entre 2025 e 2031. As primeiras concessões vencendo são da EDP Espírito Santo (2025), Light e Enel RJ (2026). Essas três já pediram a renovação dos contratos.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.