23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Intersolar Summit: empresas apresentam novidades e debatem futuro do setor

Mais de 3 mil pessoas estiveram presentes nos dois dias de evento, que aconteceu na cidade de Fortaleza (CE)

Autor: 19 de abril de 2023abril 24th, 2023Intersolar Summit 2023
7 minutos de leitura
Intersolar Summit: empresas apresentam novidades e debatem futuro do setor

Intersolar Summit Nordeste é organizado pela Intersolar South America, a maior exposição e conferência da América Latina da indústria FV. Foto: Canal Solar

Com colaboração de Yvana Leitão

A Intersolar Summit Brasil Nordeste, realizada na cidade de Fortaleza (CE) nos dias 18 e 19 de abril, recebeu mais de 3 mil visitantes do país todo.

Durante a feira, foram realizados congressos que debateram temas como a modernização do setor elétrico, oportunidades para energia solar, H2V (hidrogênio verde) e armazenamento, bem como as perspectivas da geração solar centralizada, do mercado livre e regulado.

Além disso, o Summit foi uma oportunidade para diversas empresas do setor solar apresentarem novidades e seus respectivos portfólios. A Livoltek, por exemplo, anunciou os novos planos de expansão da empresa, assim como a TBEA, que contou com sua equipe no estande para tirar dúvidas a respeito dos inversores que disponibilizam ao mercado e ainda discorreram sobre as tendências para os próximos meses.

Inversor S6-GR 1 P(2.5-6)K-S da Solis. Foto: Reprodução

Inversor S6-GR 1 P(2.5-6)K-S da Solis. Foto: Reprodução

Já a Solis apresentou a sua última geração de inversores residenciais, a S6-GR 1 P(2.5-6)K-S. A série de produtos suporta maior corrente de entrada do módulo fotovoltaico e, ao mesmo tempo, apresenta um novo design, mais leve, sendo também integrado à proteção AFCI.

O estande da SMA contou com os principais lançamentos voltados para a área comercial e industrial. Entre os destaques está o SMA EV Charger Business, uma infraestrutura de carregamento comercial para estações voltada para o reabastecimento rápido de VEs (veículos elétricos).

O outro destaque é o Sunny Tripower Storage X. A função System Manager integrada com acesso direto ao Sunny Portal monitora até cinco inversores SMA e um medidor de energia. Essa nova função permite o controle dinâmico de circuito fechado de potência ativa e reativa por meio do SMA Dynamic Power Control.

No caso da Nansen, a mesma apresentou a sua nova geração de inversores monofásicos e trifásicos, com potência de 3 kW a 110 kW. Conforme a companhia, os equipamentos apresentam maior qualidade, segurança e custo benefício para seus consumidores.

Estande da Livoltek na Intersolar Summit Nordeste. Foto: Canal Solar

Visitantes acompanharam as novidades da SMA para este ano. Foto: Canal Solar

Visitantes acompanharam as novidades da SMA para este ano. Foto: Canal Solar

Fabricantes de módulos e distribuidoras

A fabricante Tier1 de módulos fotovoltaicos chinesa ZNShine e a distribuidora alemã de equipamentos fotovoltaicos Krannich participaram juntas do evento.

No estande, os visitantes encontraram os painéis com revestimento de grafeno, que facilitam a manutenção, limpeza e, consequentemente, contribuem na melhora da eficiência e no aumento da geração de energia.

Quem também marcou presença foi a Renovigi Energia Solar, que levou para a feira a sua solução completa em energia fotovoltaica, apostando em kits com inversores e módulos de marca própria.

A Techlux participou pela primeira vez da Intersolar Summit Brasil Nordeste. A companhia aproveitou o evento para promover a inauguração da filial Nordeste, localizada na cidade de Paulista (PE), e divulgar as soluções dos fabricantes parceiros.

Renovigi Energia Solar apresentou seu portfólio de soluções no evento . Foto: Canal Solar

Renovigi Energia Solar apresentou seu portfólio de soluções no evento . Foto: Canal Solar

Techlux exibiu seu portfólio de inversores e módulos. Foto: Canal Solar

Techlux exibiu seu portfólio de inversores e módulos. Foto: Canal Solar

Financiamento

A fintech Meu Financiamento Solar anunciou no evento um novo produto financeiro destinado a aquisição de carregadores de VEs (veículos elétricos), tanto para uso residencial quanto para estabelecimentos comerciais.

De acordo com a empresa, a aquisição dos equipamentos pode ser feita de forma individualizada ou então integrada com a instalação de módulos fotovoltaicos em telhados de residências e empresas.

Intenção da empresa com a solução é atender proprietários de painéis, VEs e híbridos e consumidores em geral. Foto: Canal Solar

Intenção da empresa com a solução é atender proprietários de painéis, VEs e híbridos e consumidores em geral. Foto: Canal Solar

Proteção

Quem expôs também pela primeira na feira foi a Proauto. Segundo Renan Garcia, coordenador comercial da fabricante, a mesma conseguiu bastante leads e negócios e exibiram as soluções que oferecem com relação à conectividade, proteção e sistemas de monitoramento.

“Uma parte na qual conseguimos contatos bens interessante foi a de conectividade, principalmente nossos conectores de aterramento e bimetálico, pois aqui na região, como tem várias usinas de GC, há muita demanda”, explicou.

Proauto captou vários leads na Intersolar Summit. Foto: Reprodução

Proauto captou vários leads na Intersolar Summit. Foto: Reprodução

Estruturas de fixação e sistema Scada

Referente às estruturas de fixação, a 2P exibiu um novo modelo L para Prisioneiro de fixação fotovoltaica, que visa facilitar o trabalho do integrador. O modelo mantém as mesmas características técnicas do anterior com algumas melhorias. O furo de fixação e rasgo oblongo foram desalinhados para trazer praticidade.

Já a PV Operation traz como novidade um produto Scada para usinas fotovoltaicas de GD e hardwares de medição e auxílio na fase de projeto com arquitetura de comunicação de grandes plantas. O objetivo é mostrar a complexidade do serviço de telemetria para os clientes de usinas entre 1 MW (CA) e 5 MW (CA) e auxiliar no comissionamento remoto.

Equipe da 2P na Intersolar Summit. Foto: Canal Solar

Equipe da 2P na Intersolar Summit. Foto: Canal Solar

Estande da PV Operation traz como destaque o sistema Scada. Foto: Canal Solar

Estande da PV Operation traz como destaque o sistema Scada. Foto: Canal Solar

Temas debatidos na Intersolar Summit

Guilherme Chrispim, presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), comentou sobre a importância do Summit para debater temas que estão em alta no mercado, como armazenamento de energia e H2V.

“A mobilidade elétrica e o armazenamento estão chegando. Sem energia não temos nada. Ela está na base. No estado do Ceará o hidrogênio verde será uma carta diferenciada no contexto de transição energética”, disse.

“A GD (geração distribuída) foi a fonte que mais ‘colocou energia’ no sistema elétrico brasileiro, e a mesma complementa uma questão que é a oportunidade de democratizar a eletricidade. A possibilidade de gerar a própria energia é novo, há 10 anos isso era algo que não se falava”, pontuou Chrispim.

Jade Romero (MDB), vice-governadora do Ceará, também esteve presente no evento e destacou que o estado ocupa um papel importante na transição energética, com foco especial no hidrogênio verde.

“Queremos que nossos pequenos sejam capacitados para atender à demanda, com foco no H2V. Estamos trabalhando para usar nossas vantagens de clima e nosso porto que tem capacidade de escoar a energia limpa. O nosso governo está com olhar atento para fazer investimentos para fomentar o desenvolvimento energético no estadO”, comentou.

‘Ceará é protagonista na transição energética’

Segundo Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o Brasil assumiu uma posição importante na transição energética e o Ceará foi protagonista neste tema.

“De nada adianta um potencial maravilhoso do armazenamento e hidrogênio verde se não forem apresentáveis/viáveis. A ABSOLAR fará um trabalho para fomentar tais mercados”, afirmou.

Expositores

Entre as demais empresas que estiveram presentes estão, por exemplo, a Aldo Solar, CredSolaris, Ecori, Growatt, SSM, DAH SOLAR, Canadian, Genyx, Hopewind e Jinko Solar.

Também participaram a CCM Solar do Brasil, CGB Energia, Clamper, Connectoway, Conte Solar, Delos Energy Supplies, Elgin, Fortlev Solar, Fotus Distribuidora Solar, Genyx Solar Power, JNG, Serrana Solar, SolarZ, Solfácil, Sou Energy Solar, Sunred Energy e WEG.

Sobre a Intersolar Summit

O Intersolar Summit Brasil Nordeste é organizado pela Intersolar South America, a maior exposição e conferência da América Latina para a indústria solar. A organização integra a Solar Promotion International GmbH, Pforzheim, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e Aranda Eventos & Congressos Ltda, São Paulo.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.