27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Preço do polissilício atinge maior patamar desde 2011

Comunicado divulgado pela Jinko Solar apontou que o custo ficou em 39,3 US$/kg

Autor: 25 de fevereiro de 2022Mundo
Preço do polissilício atinge maior patamar desde 2011

Custo do polissilício cresceu mais de 400% desde junho de 2020. Foto: reprodução

Os custos de polissilício e do frete internacional podem permanecer elevados por alguns anos antes de normalizar novamente. É o que apontou um comunicado divulgado pela Jinko Solar.

Segundo a empresa, os problemas da cadeia de suprimentos da indústria solar global, desencadeados pela pandemia da Covid-19, podem continuar em 2022, e a queda de preço dos equipamentos fotovoltaicos pode, consequentemente, não se materializar.

“O último preço anunciado do polissilício de grau solar saltou 10% mês a mês no dia 15 de fevereiro, ficando em 249 RMB/kg (39,3 US$/kg), o maior desde 2011”, afirmou o fabricante.

Ou seja, houve um aumento de mais de 400% desde o início de junho de 2020 e 280% de crescimento anual. “É o oposto da maioria das previsões de que os custos do polissilício diminuirão em 2022”.

Leia mais

De acordo com a empresa, as produtoras de polissilício estão registrando margens muito altas, o que as deixa relutantes em reduzir os preços.

“A escassez duradoura dá uma desculpa de renovação para os fabricantes de polissilício manterem o valor em um nível alto, e o ambiente de preços dos módulos solares está continuamente ‘nervoso’ após o Festival da Primavera da China”, disse a empresa em nota.

No comunicado, a companhia ainda ressaltou que a forte demanda e o efeito sobre a inflação criam juntos uma mistura destrutiva na indústria solar fotovoltaica.

“A atual escassez de polissilício levará os fabricantes de painéis a reduzir o consumo de silicone por potência e buscar aumentar a eficiência, em um esforço para reduzir ainda mais os custos”, relataram.

Segundo a Jinko, adotar tecnologias e produtos de maior potência e maior eficiência pode ser a única maneira possível para desenvolvedores de projetos a jusante.

“Por exemplo, painéis de eficiência superior a 22% e de menor degradação, o que conduzirá a economias de escala e a um menor $/W”, concluíram.

LONGi aumenta preço do wafer

A LONGi Solar anunciou também que aumentou os preços de sua linha de wafers fotovoltaicos, atingindo o maior patamar dos últimos quatro meses. Segue, abaixo, os valores:

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.