Preço do polissilício atinge maior patamar desde 2011

Comunicado divulgado pela Jinko Solar apontou que o custo ficou em 39,3 US$/kg
25-02-22-canal-solar-Preço do polissilício atinge maior patamar desde 2011
Custo do polissilício cresceu mais de 400% desde junho de 2020. Foto: reprodução

Os custos de polissilício e do frete internacional podem permanecer elevados por alguns anos antes de normalizar novamente. É o que apontou um comunicado divulgado pela Jinko Solar.

Segundo a empresa, os problemas da cadeia de suprimentos da indústria solar global, desencadeados pela pandemia da Covid-19, podem continuar em 2022, e a queda de preço dos equipamentos fotovoltaicos pode, consequentemente, não se materializar.

“O último preço anunciado do polissilício de grau solar saltou 10% mês a mês no dia 15 de fevereiro, ficando em 249 RMB/kg (39,3 US$/kg), o maior desde 2011”, afirmou o fabricante.

Ou seja, houve um aumento de mais de 400% desde o início de junho de 2020 e 280% de crescimento anual. “É o oposto da maioria das previsões de que os custos do polissilício diminuirão em 2022”.

Leia mais

De acordo com a empresa, as produtoras de polissilício estão registrando margens muito altas, o que as deixa relutantes em reduzir os preços.

“A escassez duradoura dá uma desculpa de renovação para os fabricantes de polissilício manterem o valor em um nível alto, e o ambiente de preços dos módulos solares está continuamente ‘nervoso’ após o Festival da Primavera da China”, disse a empresa em nota.

No comunicado, a companhia ainda ressaltou que a forte demanda e o efeito sobre a inflação criam juntos uma mistura destrutiva na indústria solar fotovoltaica.

“A atual escassez de polissilício levará os fabricantes de painéis a reduzir o consumo de silicone por potência e buscar aumentar a eficiência, em um esforço para reduzir ainda mais os custos”, relataram.

Segundo a Jinko, adotar tecnologias e produtos de maior potência e maior eficiência pode ser a única maneira possível para desenvolvedores de projetos a jusante.

“Por exemplo, painéis de eficiência superior a 22% e de menor degradação, o que conduzirá a economias de escala e a um menor $/W”, concluíram.

LONGi aumenta preço do wafer

A LONGi Solar anunciou também que aumentou os preços de sua linha de wafers fotovoltaicos, atingindo o maior patamar dos últimos quatro meses. Segue, abaixo, os valores:

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal