1 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

The smarter E Europe deve atrair 85 mil visitantes, estima organização

Durante os 3 dias, o evento oferece oportunidade para conhecer as últimas tendências, tecnologias e modelos de negócios

Autor: 14 de junho de 2023junho 21st, 2023Intersolar Europe 2023
5 minutos de leitura

Com o tema “Energia renovável 24h por dia, 7 dias da semana”, o The smarter E Europe 2023 tem mais de 2.450 expositores e a expectativa de receber mais de 85 mil visitantes até sexta-feira (16).

No total, são 180.000 m², divididos em 17 pavilhões (A1-A6, B0-B6, C1-C4), e uma área ao ar livre, espaços suficientes para que os visitantes possam conhecer produtos e soluções inovadoras.

Durante os três dias da feira, o The smarter E Europe oferece uma oportunidade para conhecer as últimas tendências, tecnologias e modelos de negócios e, ao mesmo tempo, estabelecer contatos do setor de energias renováveis.

Mais espaço de exposição para tecnologias e tendências

A energia fotovoltaica tem um papel fundamental nisso: pela primeira vez na história, em 2022, a capacidade de energia fotovoltaica instalada em todo o mundo ultrapassou o marco do primeiro terawatt. Como a principal feira comercial do mundo para o setor solar, a Intersolar Europe expandiu seu espaço de exposição para 111.500 m², refletindo o crescimento do setor.

A Intersolar Europe atrai um público especializado internacional com seu abrangente programa de estrutura. No “PV Manufacturing Stage” (salão A2, estande A2.409), por exemplo, especialistas fornecerão informações sobre os destaques da produção fotovoltaica.

Além disso, a SolarPower Europe, a associação europeia do setor, apresentará seu relatório exclusivo “Global Market Outlook for Solar Power 2023-2027” na Conferência Intersolar Europe (13 e 14 de junho, no Centro Internacional de Congressos de Munique).

“Nosso relatório mostra que o mercado europeu está crescendo a uma taxa impressionante, ainda mais rápida do que muitas outras regiões do mundo. Nele, analisamos os mercados mais prósperos da atualidade”, afirma Michael Schmela, consultor executivo da SolarPower Europe.

Cerca de 650 expositores apresentam sistemas de armazenamento

Uma das chaves para um fornecimento seguro e estável 24 horas por dia, 7 dias por semana, baseado em energias renováveis, são as baterias de armazenamento, pois elas podem oferecer flexibilidade à rede elétrica.

“Na Alemanha, a maior parte dessa flexibilidade é encontrada em mais de 650.000 baterias domésticas, mas cada vez mais empresas estão instalando baterias industriais e há grandes sistemas de armazenamento de baterias que fornecem backup constante para nossas redes”, diz Jan Figgener, chefe do departamento de Integração de Rede e Tecnologia de Sistema de Armazenamento da Universidade Técnica de Aachen (RWTH Aachen).

O crescimento da ees Europe ressalta a importância do armazenamento de energia: em comparação com o ano anterior, a feira comercial mais do que dobrou sua área útil e o número de expositores. Este ano, mais de 650 expositores estão apresentando seus produtos em mais de 45.000 m² em cinco pavilhões e na área externa.

Iniciou nesta quarta-feira (14) o The Smarter E Europe, o maior evento do setor de energia. Foto: Canal Solar

Iniciou nesta quarta-feira (14) o The smarter E Europe, o maior evento do setor de energia. Foto: © Solar Promotion GmbH

Novas tecnologias para transição de energia e mobilidade

Com a transição da energia e da mobilidade, a oferta de eletromobilidade e de infraestruturas de carregamento está crescendo. O Power2Drive Europe fornece uma visão geral abrangente sobre isso.

No Fórum Power2Drive (salão B6, estande B6.650), cientistas e especialistas, fabricantes, distribuidores, start-ups e usuários profissionais dão uma visão dos tópicos e tecnologias mais recentes.

Além disso, a Power2Drive Europe está se concentrando no tema “Vehicle to Home/Building” (V2H/V2B): “A eletromobilidade é a pedra angular para a transformação bem-sucedida do transporte. Somente na Alemanha, haverá mais de um milhão de veículos elétricos até 2022”.

“Esses veículos já têm 55 GWh de capacidade de armazenamento, ou seja, mais do que todas as usinas hidrelétricas bombeadas da Alemanha juntas”, diz o Dr. Ing. Herbert Diess, presidente do Conselho de Supervisão da Infineon Technologies AG e ex-presidente do Conselho de Administração da Volkswagen AG.

Na área externa do evento, os visitantes podem encontrar soluções de carregamento de frotas e soluções inteligentes para combinar a geração econômica de eletricidade a partir de energias renováveis com a mobilidade sustentável, por exemplo, por meio de estacionamentos solares. Para dar aos visitantes da feira a oportunidade de experimentar a eletromobilidade em primeira mão, a gama de test drives de veículos também foi ampliada.

Sistema integrado de energia renovável

Para garantir um fornecimento confiável de energia renovável 24 horas por dia, a rede elétrica do futuro deve ser digital, flexível e inclusiva.

“A mudança para um sistema verificável que combine a geração de energia renovável com o consumo hora a hora pode ajudar a acelerar a descarbonização da rede, reduzir custos, aumentar a precisão dos relatórios de emissões de CO2 e facilitar a flexibilidade do sistema”, diz Bruce Douglas, diretor de negócios e comunicações da associação europeia do setor elétrico Eurelectric.

Os temas da EM-Power Europe 2023 são a modernização da rede elétrica em direção à rede inteligente, a integração de prosumers, eletromobilidade e sistemas de energia para aquecimento em um sistema abrangente de energia renovável e o uso eficiente de recursos renováveis 24 horas por dia. Este ano, há 40% mais expositores do que no ano passado, apresentando produtos e soluções para o novo mundo da energia.

Daniele Haller

Daniele Haller

Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.