Serviços de O&M: uma oportunidade de negócio para alavancar vendas

Operações de O&M envolvem a venda de serviços, como limpeza de painéis e verificação de conexões
Canal Solar Serviços de O&M uma oportunidade de negócio para alavancar vendas
Limpeza de módulos fotovoltaicos sendo realizada em uma propriedade rural

Reportagem publicada na 16ª edição da Revista Canal Solar

A dinâmica das vendas de sistemas fotovoltaicos no mercado de energia solar vem enfrentando um cenário complicado nos primeiros meses de 2023, com empresas apresentando dificuldades para comercializarem produtos em razão de uma série de fatores.

Entre eles, estão questões que variam desde as incertezas geradas pelo próprio mercado com a nova regulamentação para o segmento de geração distribuída até a falta de créditos bancários para o financiamento da tecnologia junto aos consumidores.

Em meio a esse cenário, profissionais ouvidos pelo Canal Solar destacam que atuação em O&M (Operação e Manutenção) pode ser uma alternativa importante de receita para as empresas de energia solar.

As operações de O&M envolvem a venda de serviços, como limpeza de painéis, verificação de conexões, inspeção das estruturas e monitoramento remoto.

Luiz Claudio Rosa, Managing Director da Viridian Ecoenergia, explica que diferentemente da venda de produtos e serviços de instalação, o O&M é uma oportunidade de receita recorrente para as empresas integradoras, uma vez que se fazem necessários durante toda a vida útil dos sistemas.

O profissional destaca, inclusive, que hoje a maioria dos clientes que contratam os serviços de O&M nem sequer são os que compraram inicialmente os sistemas fotovoltaicos oferecidos pela companhia.

“Recebemos muitas demandas de clientes que adquiriram sistemas de outras empresas integradoras que não estão mais atuando no mercado. Nós chamamos de sistemas órfãos que optamos por adotar e oferecer aos seus proprietários a segurança de manter seus sistemas limpos, gerando todo o potencial e com a parte elétrica revisada e certificada”, comentou.

Já Elvis Almeida, diretor de negócios da Mysol, informa que os serviços de O&M representam, atualmente, mais de 20% do faturamento da empresa e que a companhia prevê ultrapassar os 50% nos próximos dois anos, conforme mais pessoas forem instalando sistemas fotovoltaicos em suas propriedades, fachadas ou terrenos.

Segundo ele, todo o integrador que atua somente com energia solar precisa ter um portfólio diversificado para reduzir sua dependência em relação à venda de novos projetos, assim como uma equipe preparada para atender as expectativas dos clientes.

“Na Mysol investimos em um time inteiro de engenharia e de campo, porque atuar em diagnóstico e corretivas de uma usina solar requer muito conhecimento e habilidades técnicas do que a atividade de instalação”, afirmou Elvis.

Quer saber como são realizados os procedimentos, qual sua periodicidade e como os preços são formados? Baixe gratuitamente a 16ª edição da Revista Canal Solar.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal