24 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Brasil possui 4 das 10 universidades mais sustentáveis da América Latina

Ranking classificou quais são as instituições que desenvolvem as melhores práticas sustentáveis em seus campi

Autor: 15 de dezembro de 2023dezembro 18th, 2023Brasil
3 minutos de leitura
Brasil possui 4 das 10 universidades mais sustentáveis da América Latina

USP é a instituição da América Latina mais bem colocada no ranking QS Sustentabilidade. Foto: Reprodução/USP

A empresa de consultoria Quacquarelli Symonds divulgou os resultados da segunda edição do ranking QS Sustentabilidade, que tem por objetivo classificar quais são as universidades que desenvolvem as melhores práticas sustentáveis em seus campi.

Na América Latina, o estudo identificou que quatro das dez universidades mais bem avaliadas são brasileiras, sendo a USP (Universidade de São Paulo) a instituição de ensino superior mais bem colocada do ranking e à frente da Universidade Nacional Autônoma do México; da Universidade dos Andes, na Colômbia; e da Pontifícia Universidade Católica do Chile. 

As demais universidades brasileiras no “top-10” foram: a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na quinta, sétima e décima colocação, respectivamente. 

A pesquisa levou em consideração três critérios para elaboração do ranking: impacto ambiental (sustentabilidade ambiental; pesquisas sobre meio ambiente; e educação ambiental), impacto social (intercâmbio de conhecimento; saúde e bem-estar; empregabilidade e receitas; igualdade; e impacto educacional) e governança.

As dez universidades da América Latina mais bem avaliadas no ranking:

Fonte: Quacquarelli Symonds

Uso de energia solar

Uma das ações que as quatro universidades brasileiras mais bem ranqueadas no estudo possuem em comum é a utilização de sistemas fotovoltaicos e de iniciativas voltadas para o fomento da energia solar em seus campi.

O Canal Solar, por exemplo, já produziu matérias jornalísticas mostrando que, tanto a USP quanto a Unicamp, possuem seus próprios laboratório de testes para sistemas de energia solar, além de muitas outras iniciativas. 

Na UFRJ, foi noticiado que o Hospital Universitário da instituição opera por meio de um sistema fotovoltaico em fachada, enquanto que na UFSC foi mostrado que a universidade vem implementando uma série de iniciativas voltadas à produção de energia solar, hidrogênio e amônia verdes.

Saiba mais:

 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.