30 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Brasil ultrapassa 24 GW de capacidade em energia solar

Mercado fotovoltaico nacional soma 16,64 GW em geração distribuida e 7,38 GW em geração centralizada

Autor: 12 de janeiro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Brasil ultrapassa 24 GW de capacidade em energia solar

Energia solar adicionou 11 GW de potência instalada nos últimos doze meses. Foto: Freepik

O Brasil ultrapassou, no começo da manhã desta quinta-feira (12), a marca de 24 GW de capacidade operacional em usinas de energia solar, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

O número leva em consideração a potência instalada no país por sistemas de GD (geração distribuída) e por usinas de GC (geração centralizada) – que já somam 16,64 GW e 7,38 GW, respectivamente. 

O novo marco foi atingido menos de 20 dias após a tecnologia ultrapassar os 23 GW, em 26 de dezembro.  

Em janeiro do ano passado, o mercado somava pouco mais de 13 GW, o que mostra que a fonte solar foi responsável por adicionar 11 GW ao país nos últimos doze meses. 

Previsões

Para 2023, a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) avalia que mais de 10 GW de potência serão adicionadas no Brasil, chegando a um total acumulado de mais 34 GW até o mês de dezembro.

Já os novos investimentos gerados pelo setor devem ultrapassar os R$ 50 bilhões neste ano, com margem para criação de mais de 300 mil empregos em todas as regiões do país.

Até o fim do ano, cerca de 21,6 GW deverão ser provenientes de sistemas de geração própria, enquanto 12,4 GW devem ser acrescidos a partir das usinas de grande porte.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.