O Brasil ultrapassou, no começo da manhã desta quinta-feira (12), a marca de 24 GW de capacidade operacional em usinas de energia solar, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O número leva em consideração a potência instalada no país por sistemas de GD (geração distribuída) e por usinas de GC (geração centralizada) – que já somam 16,64 GW e 7,38 GW, respectivamente.
O novo marco foi atingido menos de 20 dias após a tecnologia ultrapassar os 23 GW, em 26 de dezembro.
Em janeiro do ano passado, o mercado somava pouco mais de 13 GW, o que mostra que a fonte solar foi responsável por adicionar 11 GW ao país nos últimos doze meses.
Previsões
Para 2023, a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) avalia que mais de 10 GW de potência serão adicionadas no Brasil, chegando a um total acumulado de mais 34 GW até o mês de dezembro.
Já os novos investimentos gerados pelo setor devem ultrapassar os R$ 50 bilhões neste ano, com margem para criação de mais de 300 mil empregos em todas as regiões do país.
Até o fim do ano, cerca de 21,6 GW deverão ser provenientes de sistemas de geração própria, enquanto 12,4 GW devem ser acrescidos a partir das usinas de grande porte.