Dia 3: bancos digitais e certificações técnicas

Intersolar South America 2022 já recebeu mais 31 mil visitantes nos primeiros dois dias de feira
Mais de 31 mil pessoas já percorreram os corredores da Intersolar South America 2022
Mais de 31 mil pessoas já percorreram os corredores da Intersolar South America 2022

O último dia de exposições da Intersolar South America 2022 promete ser movimentado no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), sobretudo com a presença de visitantes que não compareceram no primeiro e segundo dia de feira.

De acordo com a organização do evento, mais de 31 mil pessoas já percorreram os corredores da Intersolar South America 2022: foram 13 mil e 18 mil visitantes na terça (23) e na quarta-feira (24), respectivamente.

O volume de pessoas destes dois dias, inclusive, superou o recorde de público do evento – que foi de 28 mil pessoas na edição do ano passado.

Mais uma vez, a equipe do Canal Solar está presente no local para levar mostrar as tecnologias apresentadas. Na terça-feira (23), divulgamos novidades relacionadas aos temas de armazenamento, inversores e módulos de alta potência.

Na quarta-feira (24), o foco foi nas soluções de estruturas, trackers e limpeza de painéis fotovoltaicos. E, neste terceiro e último dia de feira, selecionaremos os destaques com relação a bancos digitais e certificações técnicas.

Confira abaixo os destaques do dia da Intersolar South America 2022 e não deixe também de ficar ligado nas redes sociais e no YouTube do Canal Solar para não perder nada.

As novidades

Entre os destaques, estará o lançamento da linha de financiamento para condomínios do banco BV, em parceria com o Meu Financiamento Solar. Nessa modalidade, a geração de energia solar é possível por meio da construção de uma usina central, que pode ficar em uma área comum ou na cobertura do edifício.

A energia gerada é injetada integralmente na rede da distribuidora local, gerando créditos, utilizados nas áreas comuns do condomínio. Segundo Iasmym Jorge, gerente geral do MFS, a instalação desse tipo de usina é interessante em virtude do alto consumo de energia dos condomínios, permitindo que o investimento tenha os custos diluídos entre os participantes, o que torna esses projetos competitivos.

“O Meu Financiamento Solar oferece linhas de crédito que permitem financiar todo o projeto, facilitando o investimento inicial na tecnologia. É uma solução econômica e sustentável para reduzir as altas contas de energia desses empreendimentos”, afirma.

Já a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) anunciou o lançamento de um programa de certificação das empresas que atuam na cadeia de valor do setor solar brasileiro.

Trata-se da certificação “Qualidade ABSOLAR”, com o propósito de promover a competitividade saudável a partir das melhores práticas empresariais e elevar os níveis de segurança, qualidade, desempenho e satisfação nos produtos e serviços entregues aos consumidores de energia elétrica.

Segundo a associação, o programa terá adesão voluntária das empresas e será destinado às distribuidoras de equipamentos, fabricantes, instaladoras, integradoras, operadoras, projetistas e empresas que oferecem treinamento.

A ABSOLAR estruturou o programa dentro do chamado mecanismo de designação, processo em que uma entidade reconhece a capacidade e autoriza terceiros competentes em certificação (empresas certificadoras) a realizarem análises e avaliações de qualidade e segurança.

O programa possui três níveis de adesão, que contemplam certificação para empresas que atendam aos requisitos básicos, intermediário e avançado (mais completo). Para o nível básico, a empresa requerente deve fazer a adesão em até seis meses do início do programa.

No caso do intermediário, a adesão deve ser feita em até 12 meses e, no nível mais completo, a adesão pode ser feita a qualquer momento.  O ciclo de certificação é de 36 meses e as empresas podem solicitar ingresso em qualquer um dos níveis previstos.

A ABSOLAR informou que vai disponibilizar ao mercado um site oficial do programa de certificação com todos os detalhamentos, incluindo o funcionamento, listagem de organismos designados e listagem atualizada de empresas certificadas, entre outros.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal