A Prefeitura de Manaus (AM) iniciou nesta terça-feira (17), em parceria com a Amazonas Energia, a instalação de painéis de energia solar em escolas públicas da região do Rio Negro, uma zona ribeirinha da cidade.
O intuito do projeto é garantir o desenvolvimento das ações pedagógicas e oferecer um ambiente de mais qualidade e dignidade aos estudantes. Ao todo, oito unidades de ensino e cerca de 500 alunos serão beneficiados.
“É uma iniciativa que irá alcançar todas as comunidades que antes não tinham nenhuma possibilidade de ter acesso a energia, garantindo uma melhor qualidade de ensino para todos os alunos”, explica Rosa Denise, chefe da DDZ (Divisão Distrital Zonal) Rural de Manaus.
De acordo com a Prefeitura, a escola municipal indígena Kanata T. Ykua, na comunidade Três Unidos, foi a primeira a receber a instalação da tecnologia. Nos próximos dias, será a vez das escolas municipais: Kunyana Putira; Puranga Pisasú; Rui Barbosa; Francisco Diogo de Melo; Bom Jesus; São Sebastião e Figueiredo Pimentel.
Leia também:
-
PL que visa a instalação de usinas FV em escolas e hospitais é aprovado no RN;
-
Escola do CE economiza R$14 mil mensais com energia solar;
-
Estado do Amazonas terá lei de incentivo às fontes renováveis.
“Para nós das escolas da zona rural, uma das maiores dificuldades que temos é a falta de energia. Um sistema desse vai fazer, por exemplo, com que usemos os computadores da secretaria (com acesso a internet) e façamos toda a documentação da administração da escola”, destacou Raimundo Silva, gestor da escola indigena Kanata T. Ykua.