3 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

Escolas ribeirinhas recebem instalação de sistemas de energia solar

Projeto levará energia para oito colégios com o intuito de garantir o desenvolvimento de ações pedagógicas

Autor: 18 de janeiro de 2023Notícias
2 minutos de leitura
Escolas ribeirinhas recebem instalação de sistemas de energia solar

Escola indígena Kanata T. Ykua foi a primeira a receber a instalação de energia solar. Foto: Henrique Silva/Semed

A Prefeitura de Manaus (AM) iniciou nesta terça-feira (17), em parceria com a Amazonas Energia, a instalação de painéis de energia solar em escolas públicas da região do Rio Negro, uma zona ribeirinha da cidade. 

O intuito do projeto é garantir o desenvolvimento das ações pedagógicas e oferecer um ambiente de mais qualidade e dignidade aos estudantes.  Ao todo, oito unidades de ensino e cerca de 500 alunos serão beneficiados.

“É uma iniciativa que irá alcançar todas as comunidades que antes não tinham nenhuma possibilidade de ter acesso a energia, garantindo uma melhor qualidade de ensino para todos os alunos”, explica Rosa Denise, chefe da DDZ (Divisão Distrital Zonal) Rural de Manaus. 

De acordo com a Prefeitura, a escola municipal indígena Kanata T. Ykua, na comunidade Três Unidos, foi a primeira a receber a instalação da tecnologia. Nos próximos dias, será a vez das escolas municipais: Kunyana Putira; Puranga Pisasú; Rui Barbosa; Francisco Diogo de Melo; Bom Jesus; São Sebastião e Figueiredo Pimentel.

Leia também:

“Para nós das escolas da zona rural, uma das maiores dificuldades que temos é a falta de energia. Um sistema desse vai fazer, por exemplo, com que usemos os computadores da secretaria (com acesso a internet) e façamos toda a documentação da administração da escola”, destacou Raimundo Silva, gestor da escola indigena Kanata T. Ykua.  

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.