Em 2022, os embarques de módulos da JA Solar somaram mais de 40 GW, uma participação de 16% no share global, ou seja, em cada seis painéis solares vendidos no ano passado, um foi da marca. O levantamento foi realizado pela fabricante com base nos dados da S&P Global, empresa especializada em pesquisa de mercado.
Ainda de acordo com a JA Solar, no ano de 2022 houve um aumento de 181% nas remessas para o país, em comparação com 2021. A companhia atua no Brasil desde 2015, sendo atraída pela diversificada matriz energética e potencial de mercado brasileiro.
“A alta capacidade produtiva dos chineses reflete também no ranking de potência instalada. Dados recentes da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostram a China na primeira colocação de potência (306 GW), seguida pelos americanos (93 GW), japoneses (74 GW), alemães (58 GW) e indianos (49 GW)”, afirma a empresa.
“Nossa meta é ser o número um em qualidade, performance e atendimento para uma relação de negócios duradoura com os parceiros e clientes”, destacou Fernando Castro, Country Manager Brasil da JA Solar.
No Brasil, a JA tem uma estrutura completa de serviços, integrando vendas, pós-venda, logística e marketing para atender os mercados de GD (geração distribuída) e GC (geração centralizada).
O escritório está localizado em Jundiaí (SP) no edifício Maxime Office Tower, e conta com mais de 10 profissionais nas áreas de vendas, marketing, engenharia, entreposto e suporte nas RMA (Autorizações de Devolução de Mercadoria).
Sobre a JA Solar
Com sede na capital Pequim, opera fábricas em toda a China, bem como na Malásia e no Vietnã, voltadas ao mercado americano. No final de 2022 somava mais de 32 mil funcionários e 1.290 patentes registradas.
“Com operação e cadeia produtiva verticalizadas, controlamos todo o processo de P&D (pesquisa e desenvolvimento), aquisição, produção, teste, envio e transporte para garantir alta qualidade e performance nos produtos”, destaca a fabricante.
A história da JA Solar começou em 2005 pelos esforços de Jin Baofang. O nome JA decorre da inicial do Grupo Jinglong, do qual Baofang é o principal acionista. A letra A vem de Austrália, uma vez que a marca foi criada por meio de duas empresas australianas.