Usina FV irá compensar os gastos de 5 emissoras de televisão

Grupo NDTV está recebendo a maior planta de GD do Sul do Brasil, segundo a empresa responsável pelo projeto
26-01-22-canal-solar-Usina FV irá compensar os gastos de 5 emissoras de televisão
Foram utilizados 5.840 módulos da Canadian de 450 W para a construção da usina. Foto: Nexen/Divulgação

O Grupo NDTV, rede de televisão sediada em Florianópolis (SC), está recebendo a maior usina de GD (geração distribuída) fotovoltaica do Sul do Brasil, segundo a Nexen, responsável pelo projeto. A planta, que possui 2,6 MWp, foi construída na cidade de Piratuba (SC) e irá compensar os gastos de cinco emissoras da companhia.

Os contatos para a construção do empreendimento iniciaram-se em 2019 e a previsão para o término da instalação é até o começo de março deste ano. De acordo com a Nexen, foram utilizados 5.840 módulos da Canadian de 450 W e 20 inversores da Sungrow de 110 kW. A usina deve gerar em torno de 3500 MWh/ano.

Ademais, utilizaram estruturas da SSM Solar do Brasil – SL001 – que foram dimensionadas para isopleta de 40m/s, os pilares em perfil de aço estrutural A36, terças em alumínio e perfil H2.

O sistema fotovoltaico ocupa uma área de aproximadamente 13.500 m². Ao total, foram investidos R$ 15 milhões para a implementação do Complexo. Essa quantidade de energia é suficiente, segundo a empresa, para abastecer 18.505 residências por ano com 200 kWh de consumo mensal.

Estruturas da SSM Solar do Brasil - SL001. Foto: divulgação
Estruturas fotovoltaicas da SSM Solar do Brasil – SL001. Foto: divulgação
O sistema fotovoltaico ocupa uma área de cerca de13.500 m². Foto: Nexen/Divulgação
O sistema fotovoltaico ocupa uma área de cerca de13.500 m². Foto: Nexen/Divulgação

Energia solar no Sul

Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apontam que, atualmente, o Sul do Brasil possui 1,9 GW de potência instalada em GD (geração distribuída) fotovoltaica. A região está na segunda posição do ranking, atrás apenas do Sudeste, que possui 3,1 GW.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

3 respostas

  1. Através da geração de energia elétrica por este sistema, será capaz de reduzir a emissão de 27,8 MIL TONELADAS DE CO2 por ano. Equivalente a 1,7 milhões de árvores por ano.
    Muito mais do que foi desmatado. Considere isso por 25 ou 30 anos…Fica a dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais notícias

Leia mais

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal