ANEEL publica minuta da resolução que visa regulamentar a 14.300

Documento visa regulamentar as regras para a conexão e o faturamento de centrais de micro e minigeração distribuída
Canal Solar ANEEL publica Nota Técnica e minuta sobre as regras para compensação de energia

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou a Nota Técnica 002/2023 com o resultado da análise das contribuições recebidas no âmbito da Consulta Pública 051/2022 que tratou da proposta de mudança das regras aplicáveis à microgeração e minigeração distribuída, estabelecidas na Lei nº 14.300/2022.

A Agência também divulgou a minuta da regulamentação que deve estabelecer as regras para a conexão e o faturamento de centrais de microgeração e minigeração distribuída em sistemas de distribuição de energia elétrica, bem como as regras do SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica). Clique aqui para acessar a minuta disponibilizada pela ANEEL.

A minuta divulgada pela Agência nesta quinta difere da minuta disponibilizada anteriormente durante o andamento da Consulta Pública 051/2022. Clique aqui para ver a minuta antiga.

A apreciação da minuta está na pauta reunião pública da Diretoria da ANEEL agendada para acontecer na próxima terça (31), às 9h, na sala de Reunião da Diretoria, no Edifício Sede da ANEEL, SGAN 603, Módulo I/J, Brasília (DF). O relator é o diretor Hélvio Neves Guerra.

Foram também homologados os modelos dos Formulários de Orçamento de Conexão de centrais de microgeração e minigeração distribuída e os valores de referência dos custos de investimento.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Uma resposta

  1. O mercado se preparando há pelo menos 01 ano, me vem a aneel e inova com a TUSD G, É o brasil que nunca foi dos brasileiros. Nós do mercado vamos nos adaptar e continuar, contudo a população perde e fica cada vez mais refém dos grandes monopólios. É assim na aviação, nos bancos, em tudo é assim nesse brasil, Apenas 04 cias Aéreas, 04 grandes bancos, 03 cias telefonia, poucas concessionarias de energia e não há concorrência, mas grandes monopólios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal