Brasil pretende incluir baterias no leilão de reserva de capacidade, diz ministro

Afirmação foi feita por Alexandre Silveira em evento sobre transição energética realizado nos Estados Unidos
Brasil pretende incluir baterias no leilão de reserva de capacidade, diz ministro
Alexandre Silveira, ministro do MME, participa de fórum nos Estados Unidos. Foto: MME/Divulgação

O ministro do MME (Ministério de Minas e Energia), Alexandre Silveira, confirmou que o Brasil pretende incluir as baterias no próximo leilão de reserva de capacidade, previsto para acontecer neste ano.

A afirmação foi feita, nesta quarta-feira (20), durante o painel “Energia da América Latina: Escolhas e novos rumos”, no Fórum da América Latina, na CERAWeek by S&P Global, em Houston, nos Estados Unidos

O anúncio ocorreu em meio a uma forte pressão do setor de renováveis pela inclusão das baterias no certame. Segundo Silveira, a medida já está sendo estudada pelos técnicos do MME.

Este será o segundo leilão de reserva de capacidade no Brasil. O primeiro ocorreu em 2021, resultando na contratação de 4,6 GW de potência. 

Este tipo de certame tem como objetivo a contratação de potência para o sistema elétrico a partir de fontes de geração termelétrica e hidrelétrica, conhecidas como fontes despacháveis. 

No começo do mês, o MME deu início à Consulta Pública para discutir as diretrizes deste leilão, com contribuições podendo ser enviadas até o dia 28 de março, de acordo com a Portaria nº 774, publicada no DOU (Diário Oficial da União) do dia 8 de março.

https://canalsolar.com.br/baterias-e-eletromobilidade-irao-puxar-crescimento-do-setor-solar-no-brasil/


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal